Projeto de extensão divulga a importância da Mata de Cazuzinha
O projeto de extensão “Cazuzinha nas Redes” explica, de forma didática, na rede social Instagram, o potencial ecológico e ambiental do Parque Florestal da Mata de Cazuzinha, em área de Preservação Permanente, situado na zona urbana de Cruz das Almas.
O Parque Florestal Mata de Cazuzinha ocupa uma área aproximada de 14,574 hectares de Mata Atlântica (equivalente a 14 campos de futebol) e representa 2,62% do bioma original do município de Cruz das Almas.
Com fragmentos remanescentes da Mata Atlântica, ecossistema mais rico em biodiversidade do mundo, o parque sofre com a degradação causada por ações do homem, devido ao crescimento desordenado da área urbana da cidade, afetando a fauna e a flora da Mata; o lixo (principalmente sacolas, garrafas plásticas, vidros e metais) descartado, indevidamente, por alguns frequentadores; e incêndios, ocorridos ilegalmente.
Essas interferências alteram sua produtividade, interceptação da chuva, temperatura do solo e penetração de luz, consequentemente causando redução da biodiversidade e alteração na distribuição e abundância dos organismos.
O parque em seu interior, possui espécies novas de plantas, exclusivas, recentemente descritas, bem como de espécies de animais, conforme explicou o professor da UFRB, Márcio Lacerda, doutor em Botânica.
Paloma Peixoto, aluna do Bacharelado em Biologia; e Lacerda produzem o conteúdo da conta na plataforma Instagram.
Conservação
O conhecimento de sua composição florística é um fator fundamental para a conservação, tanto frente às demandas ambientais quanto à opinião pública. O projeto de extensão Cazuzinha nas Redes, de educação ambiental e divulgação científica, busca ampliar a conscientização das pessoas que habitam o entorno do parque; dos que o frequentam para fins de lazer e entretenimento; e dos moradores de Cruz das Almas, para a importância da adoção de estratégias de conservação e preservação de suas espécies e consequentemente do bioma Mata Atlântica.
“A Mata de Cazuzinha precisa ser conservada da melhor forma possível; pode ser dado um uso sustentável a ela com uma maior interação com a sociedade”, explica o professor Lacerda.
Conheça o projeto no Instagram @CazuzinhanasRedes.
Redes Sociais