Proext participa de acolhimento dos calouros e de discussões pedagógicas

Publicado: Terça, 03 Março 2020 18:09
imagem sem descrição.

Na primeira semana letiva de 2020, todos os centros de ensino da UFRB realizam eventos para acolher e orientar os novos estudantes da Universidade.

Na manhã do dia 02 de março, Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão da UFRB, Jacson Machado, Diretor do campus de Feira de Santana, e Colbert Martins Filho, prefeito de Feira de Santana, participaram da abertura do Reecôncavo 2020.1 do Centro de Ciência e Tecnologia e Sustentabilidade - Cetens. A aula que iniciou o semestre, ministrada por Colbert Martins, teve como tema “A importância da UFRB em Feira de Santana”.

Na sequência, as Pró-Reitorias da UFRB apresentaram a estrutura administra da Universidade e abordaram temas que afetam diretamente a vida dos estudantes: informações sobre os diferentes tipos de estágio, monitoria, iniciação científica, extensão universitária, assistência estudantil e programas institucionais que oferecem bolsas por meio de editais.

“É uma experiência única. A partir das informações que foram passadas, a gente aprende como é a rotina da instituição e as oportunidades que ela oferece aos novos alunos”, avalia Alan Ribeiro dos Santos, calouro do curso Engenharia de Materias.

estudante

Tatiana Velloso apresentou a estrutura e os principais projetos e programas de extensão da UFRB. Também enfatizou que os estudantes da UFRB podem coordenar atividades da Extensão Universitária e submeter propostas ao Edital de Apoio a Eventos Acadêmicos, publicado anualmente pela Proext.

“A extensão universitária é um processo formativo, educativo e cultural que se estabelece através da comunicação entre a universidade e a sociedade, a partir da relação entre as atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa”, defendeu a Pró-Reitora.

No período da tarde, Tatiana Velloso participou da semana pedagógica do Cetens para colaborar com a discussão sobre as perspectivas e desafios da Extensão Universitária no Centro. Socializou a experiência da Proext nos últimos anos e esclareceu as dúvidas da comunidade acadêmica sobre o processo de curricularização da extensão, que vem sendo conduzido sob orientação da Proext, Prograd e Surrac.

A Pró-Reitora pondera que não há uma receita pronta adaptável a todas os componentes da Universidade, e que é importante que cada centro pense a curricularização da extensão a partir da sua própria realidade. “Se a gente consegue pensar a extensão como forma de ensino, a gente consegue observar e institucionalizar muita coisa que já está sendo feita na Universidade a nível dos cursos de graduação”, conclui Tatiana Velloso.

fala de tatiana