UFRB e Ministério Público Estadual firmarão acordo em projeto ambiental
Na tarde do dia 20 de julho, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB) recebeu representantes do Ministério Público Estadual para apresentar o programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Com atuação regional, o programa, integrando órgãos federais e estaduais de fiscalização ambiental, polícias e Ministérios Públicos, desenvolve ações voltadas para a defesa da sociedade e do meio ambiente.
A promotora de Justiça Luciana Khoury, coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf) e idealizadora do programa, esclarece: "o programa é educativo e preventivo de novos danos e do agravamento de danos, e também pode gerar desdobramento cíveis e penais". Os relatórios de fiscalização gerados pelas operações de campo da FPI são encaminhados para que os Ministérios Públicos tomem as providência cabíveis para reparar os impactos abientais.
A experiência da FPI na Bahia começou na Bacia do São Francisco e se estendeu, em 2012, para a Bacia do Rio Paraguaçu. Na reunião do dia 20 de julho, coordenada pela Pró-Reitora de Extensão Tatiana Velloso, professores e estudantes da UFRB manifestaram interesse em colaborar com as operações de campo do programa nas suas áreas de atuação e oferecer dados e resultados de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de interesse da FPI. A reunião e os compromissos firmados são o começo de uma parceria que está sendo delineada. A UFRB e o Ministério Público firmarão acordo para trabalho conjunto na FPI em defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu em breve.
Redes Sociais