"Mulheres Negras e Museus de Salvador" será lançado no Pelourinho
A museóloga Joana Flores, servidora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e gestora do Memorial do Ensino Superior Agrícola da Bahia (Measb), convida para o lançamento do seu livro "Mulheres Negras e Museus de Salvador: Diálogo em Branco e Preto". A obra, fruto da sua dissertação de mestrado, foi financiada com recurso do Fundo de Cultura da Bahia, por meio do Edital 20/2016 - Setorial de Museus.
Joana Flores define a publicação como "uma forma de grito, ao mesmo tempo de proteção minha em relação às memórias não trazidas do meu povo negro". O livro apresenta discussão sobre o lugar que é atribuído às mulheres negras nos museus de tipologia histórica de Salvador, sempre atrelado à figura estereotipada da mulher escravizada. Aborda questões de identidade, gênero e raça, problematizando até que ponto as narrativas construídas a partir da exposição, demarcam e legitimam a imagem estigmatizada da mulher negra na sociedade contemporânea.
O lançamento de "Mulheres Negras e Museus de Salvador - Diálogo em Branco e Preto", aberto ao público, será no dia 21 de julho, às 19h, no Centro Cultural Solar Ferrão, Pelourinho. Na ocasião, serão distribuidos exemplares gratuitamente.
Redes Sociais