Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Atenção: Atualizem Currículo e grupos de pesquisa na Plataforma Lattes do CNPq

O ano de 2013 reveste-se de um significado especial na história do CNPq: os 20 anos do acompanhamento censitário das atividades dos grupos de pesquisa no Brasil, cujo primeiro inventário foi realizado em 1993. Para comemorar esta data, o CNPq está desenvolvendo um novo sistema, mais ágil e com novas funcionalidades e conteúdo, a ser lançado no início do próximo ano.  Por esse motivo, o 10º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil-DGP será realizado no primeiro semestre de 2013.

A Produção CT&I do grupo, por exemplo, não será mais a soma de todas as produções dos seus participantes: o líder deverá selecionar, entre as produções dos participantes, aquelas que são específicas do grupo; o módulo de Técnicos também está sendo todo reformulado e se equiparará aos de pesquisadores e estudantes, que demandam CPF e Currículo Lattes. O sistema terá um novo módulo de Colaboradores estrangeiros (sem a exigência de CV Lattes) e guardará o histórico dos participantes, entre outras novidades.

Como o novo DGP exigirá o CV Lattes dos técnicos, significa que todos os participantes - só no censo de 2010 foram mais de 27 mil técnicos cadastrados - precisarão ter seus currículos no CNPq. Como na versão atual isso não é exigido, é possível que uma boa parte deles nem possua currículo Lattes. Nesse ponto, é fundamental a colaboração dos Líderes junto aos participantes dos seus grupos, para que esse trabalho de atualização curricular seja feito o quanto antes.

Por outro lado, até que o novo sistema seja lançado, fica a critério de cada líder a atualização do seu grupo no modelo atual, sendo importante ressaltar que todas as informações serão aproveitadas, exceto as relativas aos Técnicos, que hoje tem seus nomes informados em campo de digitação livre, sem CPF.

Desta maneira, é extremamente importante que os pesquisadores, técnicos e estudantes iniciem, desde já, a atualização dos seus Currículos Lattes e que os líderes mantenham os grupos de pesquisa atualizados na plataforma do CNPq para que o Censo de 2013 retrate da melhor forma possível a atividade de pesquisa na UFRB.

registrado em:
Fim do conteúdo da página