CNPq solicita atenção às informações disponibilizadas na Plataforma Lattes

No dia 19, o CNPq solicitou, por meio de notícia publicada no seu site, que os pesquisadores dediquem o máximo de atenção e esforço para garantir informações acuradas na Plataforma Lattes do conselho, alterando-as e atualizando-as, de modo a que o sistema curricular retrate a fiel realidade, evitando constrangimentos ao responsável pelos dados.

Na nota, a instituição relembra uma matéria anterior sobre a Plataforma Lattes, divulgada no site do conselho em 16 de junho, que destacava o elevado grau de relevância e abrangência desta base curricular, que comporta hoje, aproximadamente, um milhão e duzentos mil currículos. A notícia ainda ressaltava os esforços para aumentar a confiabilidade do sistema, pela implementação de numerosos mecanismos de certificação externa das informações dos currículos, como, por exemplo, a certificação pelo DOI e pela Base Scorpus.
Para aperfeiçoar a Base Lattes, o Conselho Deliberativo do CNPq implantou uma comissão de acompanhamento e verificação da consistência e da confiabilidade das informações constantes dos currículos, que conta com a participação de renomados e ilibados pesquisadores e servidores da instituição.
A instância foi empossada em 7 de agosto e deu início aos trabalhos, revisando os currículos já inseridos, no sentido de esclarecer dúvidas sobre dados registrados, visando fortalecer a reconhecida confiança da sociedade no sistema.

Informações sobre a Plataforma Lattes podem ser obtidas no site http://lattes.cnpq.br/