UFRB contribui para a alfabetização de 13 mil jovens no Recôncavo
28/01/09 12:16
,
13/01/16 15:34
|
1827
Através da Coordenadoria de Cultura e Educação da
PROEXT, a UFRB está realizando a segunda etapa do Programa Todos Pela Alfabetização -
TOPA.
Iniciado em Janeiro, com vigência de oito meses, o trabalho da UFRB, como Unidade Formadora, é realizar a formação inicial e continuada do público alfabetizador, e o acompanhamento do trabalho junto com a SEC-Bahia, até o mês de agosto.
Em 2007/2008 a UFRB atuou em oito municípios formando 150 pessoas. A demanda ampliou para 850 pessoas nessa etapa, em dez municípios do Recôncavo: São Felipe, Sapeaçu, Cruz das Almas, Gov. Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Maragojipe e Santo Amaro. Os formadores vão atuar na alfabetização de mais de 13 mil jovens e adultos.
Para a realização do trabalho, a Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT, sob a responsabilidade da Professora Valdíria Oliveira Rocha, conta com a Coordenação Pedagógica da Professora Ana Rita Santiago da Silva do Centro de Formação de Professores-CFP e a Coordenação Administrativa de Kátia Regina Leão; com uma equipe de nove pessoas, quatro alunos bolsistas e 45 professores formadores, da própria universidade e outros convidados.
O trabalho possibilita aos Profissionais da UFRB um conhecimento mais abrangente da sociedade do Recôncavo, das questões de natureza social, cultural, econômica e política, abrindo possibilidade de fontes de pesquisa e extensão tanto no campo da alfabetização e da educação do público de jovens e adultos, quanto para outras questões vinculadas às necessidades sociais.
Do ponto de vista institucional o Programa tem propiciado análises, reconhecimento e problematização da administração de recursos de Projetos e Programas dentro da Universidade, além de divulgar e inserir a UFRB na Região, de forma mais próxima e atuante, devido às parcerias que o Programa possibilita com as Prefeituras, Secretarias e Outros Órgãos Públicos, com os Movimentos Sociais e empresas sensíveis à causa de fundo histórico e social.
{gallery}noticias/topa{/gallery}