Fechar
Página inicial Notícias 'Depressão pós-parto e o desenvolvimento do bebê' são objetos de pesquisa no CCS

'Depressão pós-parto e o desenvolvimento do bebê' são objetos de pesquisa no CCS

28/01/09 02:00 , 13/01/16 15:34 | 3270
O Projeto de Pesquisa e Extensão será desenvolvido em Santo Antonio de Jesus.

Estudar mulheres que acabaram de parir e se encontram em situação de "stress" não é novidade. Vários estudos têm sido realizados para identificar os sintomas e o tratamento adequando para pacientes que sentem profunda tristeza e incapacidade de lidar com a maternidade, logo depois que o bebê nasce. Entretanto, a presença de lacunas e controvérsias sobre o tema na literatura é grande, especialmente em cidades pequenas, o que denota a necessidade de pesquisas.

A Professora Cristiane Alfaya, psicóloga, com doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), vem estudando o tema desde o seu doutorado na região sul do país, e em 2009 vai iniciar uma pesquisa em Santo Antônio de Jesus.

O Projeto de Pesquisa e Extensão, intitulado "Incidência de depressão pós-parto e o desenvolvimento do bebê em Santo Antônio de Jesus", vai verificar as variáveis sociodemograficas, familiares, e do desenvolvimento socioemocional do bebê.

A pesquisadora, que teve o projeto financiado (Edital MCT/CNPq Nº 014/2008 – Universal) concorreu com mais de 11 mil propostas enviadas ao CNPq, e vai desenvolver o estudo com a participação de cinco bolsistas, além de alunos voluntários, estudantes dos cursos de psicologia, enfermagem e nutrição da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde atua.

Para a Professora, o apoio deste órgão de fomento denota um avanço na região da Bahia para todo o país, além de mostrar que a interiorização do ensino, através da pesquisa em psicologia é possível. Além disso, a professora reconhece a importância dos recursos financeiros do CNPq para subsidiar a compra de equipamentos permanentes para o projeto de pesquisa em uma universidade em implantação.

Na dúvida, fale conosco!