Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Curta-metragem de estudantes da UFRB apresenta vida e obra de Dedinho do Pandeiro
Audiovisual

Curta-metragem de estudantes da UFRB apresenta vida e obra de Dedinho do Pandeiro

21/02/25 10:32 , 21/02/25 10:52 | 248
imagem sem descrição.

A história do multiartista e fazedor cultural Adrivan Alvez, popularmente conhecido como Dedinho do Pandeiro, é tema do curta-metragem "Sons da Superação: a Jornada de Dedinho do Pandeiro”. A produção, realizada por estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entrelaça a história de vida do multiartista com as tradições culturais de São Félix, cidade onde viveu e deixou seu legado. 

Nascido com uma deficiência física no braço direito e no dedo esquerdo, Dedinho superou desafios desde a infância para se tornar um dos maiores nomes do samba de roda no Recôncavo. Sua paixão pela música nasceu do contato com grupos locais, mas o caminho até a maestria no pandeiro não foi fácil: enfrentou críticas e preconceitos, superados com o incentivo materno e uma rotina incansável de prática. Com o tempo, Dedinho se consolidou não apenas como músico, mas como fazedor cultural.

Além de sua habilidade musical, Dedinho foi cantor, compositor, percussionista, poeta, ator, humorista, dublador, radialista e paratleta. Participou de grupos de samba de roda, como o Samba de Roda Filhos de Coqueiros e o Samba de Roda dos Amigos de São Félix, contribuindo para a preservação da identidade cultural do Recôncavo baiano.

O encontro entre Dedinho e os responsáveis pelo filme aconteceu na Ladeira do Milagre, importante ponto cultural e espaço simbólico de São Félix. Fábio Dutra, egresso de Cinema e Audiovisual e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFRB), frequentava a Ladeira como agente cultural e pesquisador sobre a memória e representação da Ladeira. Durante a pandemia, Dedinho procurou o grupo para pedir ajuda na concretização de seu sonho: transformar sua trajetória de vida em um filme. 

A  concepção inicial do projeto contou com a participação ativa de Dedinho, e a produção envolveu registros e relatos de pessoas que fizeram parte  de sua história. Dirigido por Fábio, a equipe do filme contou com Lina Cirino e Iraí Barbosa, respectivamente, estudante e egressa de Cinema, como assistentes de direção, além de outros estudantes envolvidos na produção. Dedinho faleceu em dezembro de 2023, antes de ver a obra concluída. 

O filme foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e recebeu apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, direcionada pelo Ministério da Cultura. 

Segundo a equipe realizadora, "Sons da Superação: a Jornada de Dedinho do Pandeiro” irá participar do circuito de festivais de cinema e, em seguida, será disponibilizado no canal Sons da Superação, no Youtube. 

Na dúvida, fale conosco!