Curso gratuito sobre “Design do Espetáculo: Figurino, Iluminação e Cenografia” está com inscrições abertas até 7 de maio. A formação é ofertada através da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), por meio de parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e o Ministério da Cultura. Realizado na modalidade de ensino a distância, o curso terá 160 horas com atividades assíncronas e um encontro síncrono por trilha, além de acompanhamento de tutores para auxiliar os(as) participantes.
A formação pretende ampliar a profissionalização dos trabalhadores e futuros profissionais nas áreas de figurino, maquiagem, luz e iluminação e cenografia, além de apresentar recursos e estratégias para o desenvolvimento de uma prática artística crítica e reflexiva, alinhada à complexidade da cena contemporânea das artes do espetáculo. Os(As) participantes terão acesso a conteúdos como introdução à história e teorias das artes ao vivo no contexto ocidental; estudo das teorias do corpo e da presença: arte contemporânea e brasileira; e introdução às áreas das artes do espetáculo.
Parceria entre CECULT/UFRB e MinC
A parceria firmada entre o CECULT/UFRB e o Ministério da Cultura renderá a oferta de uma especialização em Política e Gestão Cultural, dez cursos livres e cinco de formação inicial e continuada em formato EAD, todos voltados para áreas técnicas e que dão suporte à atividade cultural. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura - MinC. Os cursos acontecem através da Escult, plataforma online voltada para a formação de qualificação de profissionais no campo da cultura.
Além do curso de Design do Espetáculo, também estão abertas, até 28 de março, as inscrições para o curso “Trilha Sonora para as Artes ao Vivo: Performance, Dança, Teatro e Artes Circenses”. Os(As) participantes terão a oportunidade de discutir sobre a relação existente entre trilhas sonoras e artes ao vivo, compreendendo similaridades e especificidades das linguagens artísticas, caminhos, técnicas e possibilidades de produção musical em cada contexto e desenvolvendo capacidade crítica, analítica e estética para criar trilhas sonoras ancoradas em conceitos multidisciplinares e interartísticos.
Texto da Assessoria de Comunicação da Escult