Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Estudantes da UFRB expõem obras na Mostra Artística da Bienal da UNE 2025
evento

Estudantes da UFRB expõem obras na Mostra Artística da Bienal da UNE 2025

06/02/25 12:18 , 06/02/25 12:20 | 568
À esquerda, Olívia ao lado de seu trabalho "Casa de vovó"; à direita, Jamile com seu trabalho "Exú me Deu Alegria"
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia esteve presente na Mostra Artística da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), considerada a maior mostra estudantil da América Latina. O evento, realizado entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, em Recife, Pernambuco, selecionou obras de estudantes de todo o país. Entre os(as) selecionados(as), cinco estudantes da UFRB tiveram oportunidade de expor seus trabalhos nas categorias Audiovisual, Fotografia e Artes Visuais.

Jamile Macedo Oliveira foi uma das selecionadas e levou sua obra "Exú me Deu Alegria", criada em 2024. A peça apresenta as diversas potencialidades do Orixá Exú, uma divindade Iorubana cultuada nas casas de Candomblé Ketu.  Apaixonada por artes desde a infância, Jamile iniciou seus primeiros trabalhos com foco em exposição e venda, mas sentiu a necessidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos. Foi então que decidiu cursar a Licenciatura Interdisciplinar em Artes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT/UFRB). A exposição na Mostra Artística da Bienal da UNE foi a primeira oportunidade de Jamile expor seu trabalho em um evento nacional. 

"Exú me Deu Alegria" foi feita com pinturas acrílicas e elementos da pintura contemporânea, após um longo processo de criação que envolveu pesquisa sobre o orixá, além de estudo sobre técnicas de cores. “Com essa obra eu pretendo pensar as artes visuais por outra perspectiva e espero que as pessoas, especialmente as pessoas pretas, rompam com o racismo religioso e se vejam representadas pela potencialidade do Orixá Exú pois, Exú é caminho, Exú é alegria e sem Exú não existe comunicação”, explica Jamile.

Outro trabalho também selecionado para a Mostra foi  “Casa de vovó”, de autoria de Olívia Orlandi, estudante de Cinema e Audiovisual, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB).  Feita em modelagem 3D com ilustração digital, a obra representa a ancestralidade da autora, através da comida e memória. “Criei uma escultura representando uma garrafa de shoyu e dendê, coberta de adesivos, em um ambiente que remete a casa da minha avó”, descreve Olívia. 

Para a estudante, a participação na Bienal foi uma experiência motivadora para seguir com a carreira artística. “Foi uma experiência incrível, dei até entrevista para a Globo local! Sendo a minha primeira vez num evento como esse, me senti muito contente e motivou a continuar meu trabalho”, afirma Olívia.

Além de Jamile e Olívia, outros estudantes da UFRB também participaram da Mostra: Kelvin Jordan Bastos Pena, que expôs na categoria Fotografia, Isaías Santos Moura, com o trabalho “Brotando da terra”, e Breno da Silva Santos, que levou a obra audiovisual “Tempo de pipa”.

Saiba mais sobre a Bienal da UNE, edição 2025, acessando a página do evento

Na dúvida, fale conosco!