A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia esteve presente na Mostra Artística da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), considerada a maior mostra estudantil da América Latina. O evento, realizado entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, em Recife, Pernambuco, selecionou obras de estudantes de todo o país. Entre os(as) selecionados(as), cinco estudantes da UFRB tiveram oportunidade de expor seus trabalhos nas categorias Audiovisual, Fotografia e Artes Visuais.
Jamile Macedo Oliveira foi uma das selecionadas e levou sua obra "Exú me Deu Alegria", criada em 2024. A peça apresenta as diversas potencialidades do Orixá Exú, uma divindade Iorubana cultuada nas casas de Candomblé Ketu. Apaixonada por artes desde a infância, Jamile iniciou seus primeiros trabalhos com foco em exposição e venda, mas sentiu a necessidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos. Foi então que decidiu cursar a Licenciatura Interdisciplinar em Artes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT/UFRB). A exposição na Mostra Artística da Bienal da UNE foi a primeira oportunidade de Jamile expor seu trabalho em um evento nacional.
"Exú me Deu Alegria" foi feita com pinturas acrílicas e elementos da pintura contemporânea, após um longo processo de criação que envolveu pesquisa sobre o orixá, além de estudo sobre técnicas de cores. “Com essa obra eu pretendo pensar as artes visuais por outra perspectiva e espero que as pessoas, especialmente as pessoas pretas, rompam com o racismo religioso e se vejam representadas pela potencialidade do Orixá Exú pois, Exú é caminho, Exú é alegria e sem Exú não existe comunicação”, explica Jamile.
Outro trabalho também selecionado para a Mostra foi “Casa de vovó”, de autoria de Olívia Orlandi, estudante de Cinema e Audiovisual, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB). Feita em modelagem 3D com ilustração digital, a obra representa a ancestralidade da autora, através da comida e memória. “Criei uma escultura representando uma garrafa de shoyu e dendê, coberta de adesivos, em um ambiente que remete a casa da minha avó”, descreve Olívia.
Para a estudante, a participação na Bienal foi uma experiência motivadora para seguir com a carreira artística. “Foi uma experiência incrível, dei até entrevista para a Globo local! Sendo a minha primeira vez num evento como esse, me senti muito contente e motivou a continuar meu trabalho”, afirma Olívia.
Além de Jamile e Olívia, outros estudantes da UFRB também participaram da Mostra: Kelvin Jordan Bastos Pena, que expôs na categoria Fotografia, Isaías Santos Moura, com o trabalho “Brotando da terra”, e Breno da Silva Santos, que levou a obra audiovisual “Tempo de pipa”.
Saiba mais sobre a Bienal da UNE, edição 2025, acessando a página do evento.