Nesse domingo (26), às 13h, estreia a nova temporada da Web TV “Saberes Cruzados” na TV Kirimurê, no canal 10.3. Com seis episódios, a série traz um panorama cultural e humano do Recôncavo da Bahia, apresentando suas tradições e personagens. O programa é resultado de um projeto de extensão realizado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Em sua segunda temporada na TV aberta, intitulada ‘Territórios do Recôncavo’, o Saberes Cruzados visita cinco municípios do Recôncavo: Cachoeira, São Félix, Cruz das Almas, Maragojipe e Santo Amaro. Cada episódio apresenta personagens do território, suas histórias, tradições, festas, incluindo a Festa Literária de Cachoeira (Flica), e curiosidades da região. “O foco é a valorização dos territórios do Recôncavo, que vem da divulgação desses locais e, com isso, busca despertar um zelo maior, tanto do poder público como de outras pessoas”, explica Everton Suzart, diretor de programa e coordenador do projeto.
Além de promover a cultura local, o programa também proporciona formação prática para estudantes de Jornalismo da universidade. Sob orientação de Suzart, uma equipe de seis graduandos(as) é responsável por todas as etapas da produção – da pesquisa sobre os moradores e suas histórias à definição de temas, passando pela escrita de roteiros, apresentação e edição dos episódios. A apresentação dos episódios ficará a cargo dos repórteres Gabriel Silva, Gabriela Santos e Gabriela Souza.
O Saberes Cruzados, que teve início em 2018, retorna agora graças ao Edital de apoio a programas e projetos de extensão “Nicinha do Samba”, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFRB), que possibilitou o desenvolvimento da nova temporada.
Todos os episódios estão disponíveis no canal do YouTube Saberes Cruzados e no perfil do programa no Instagram, para quem quiser acompanhar a série de qualquer lugar.
TV Kirimurê
Com sede em Salvador, a TV Kirimurê atua na difusão de obras audiovisuais produzidas pela sociedade civil com o propósito de incentivar e colaborar produtores independentes comprometidos com a cidadania e com a produção de conhecimento.
Acesse o perfil da TV e saiba mais sobre o projeto.