A tradicional celebração carnavalesca de Maragojipe, patrimônio cultural imaterial da Bahia, é tema do fotolivro ”Carnalivro - Carnaval de Maragojipe: um espetáculo a céu aberto”, produzido por Dener José, Vaneila Santos, e Vitor, Santana, sendo Dener e Vaneila egressos e Vitor estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).
O projeto nasceu do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Dener e Vaneila, em 2023, sob a orientação da professora Alene Lins. Na ocasião, a dupla elaborou um fotolivro com registros fotográficos do carnaval de Maragojipe e informações úteis para visitantes do evento, como locais de hospedagem, orientação sobre como chegar à cidade, locais para adquirir fantasias e contatos do comércio local, incluindo postos de saúde e órgãos públicos.
Em 2024, Vitor se juntou à dupla, e o fotolivro passou por alterações e ganhou novas implementações, com a proposta de ser um material cultural para difundir o carnaval. Foram incluídas entrevistas com agentes culturais, relatos históricos da folia, QR-codes direcionando para a trilha sonora da festa, legendas e fotografias do carnaval de 2024. Além disso, o projeto também trazia a narrativa do tradicional Bloco das Almas, bem como de outros blocos de ruas e dos caretas, ícone principal do carnaval maragojipano. Essas mudanças transformaram o fotolivro em um mídia livro, com interações multiplataforma.
A estética do mídia livro foi criada a partir das lembranças e das vivências dos autores — dois maragojipanos e uma feirense — durante o carnaval de Maragojipe. Vitor destaca que sua experiência no carnaval, vivida desde a infância, moldou sua percepção dessa manifestação cultural. Ele enfatiza a importância da vivência no carnaval como um sentimento de pertencimento, o que o inspirou a transformar a riqueza cultural em um produto gráfico. “Buscamos mostrar uma estética colorida e plural e, ao mesmo tempo, singular”, ressalta, refletindo sobre a festa.
De acordo com Vitor, a produção do mídia livro foi possível graças ao aprendizado na formação acadêmica. Segundo ele, disciplinas como Fotografia Publicitária, Estética da Comunicação e Semiótica Social ajudaram a apurar o olhar sobre a estética e poética do carnaval maragojipano. “Então, o curso foi de suma importância, especialmente essas disciplinas que me prepararam para isso e que utilizei durante esse processo. Desenvolver esse senso de observação para minha realidade, para o entorno da minha cidade, para poder destinar esses conhecimentos obtidos na realização desse projeto”, declarou.
O projeto foi submetido e contemplado pelo Edital de Apoio às Artes - Lia da Silveira, pela Lei Paulo Gustavo Bahia, o que garantiu a confecção de 200 exemplares do Carnalivro para distribuição em equipamentos culturais ligados ao carnaval e em instituições público-privadas que fomentam temáticas carnavalescas.
O lançamento do “Carnalivro - Carnaval de Maragojipe: um espetáculo a céu aberto” foi realizado no dia 19 de outubro, na Fundação Vovó do Mangue, Centro Histórico de Maragojipe. A repercussão do projeto na cidade, segundo Vitor, está sendo bastante positiva, principalmente “pelo fato de ser um grupo de jovens reunidos para poder produzir algo que eles têm notório saber”.