Após uma semana de intenso movimento, com a presença de mais de 4500 participantes inscritos(as), a Reconcitec 2024, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi encerrada na sexta-feira (25. A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório da Biblioteca Central do Campus de Cruz das Almas e foi um momento de celebrar os números históricos da edição e premiar os melhores trabalhos apresentados.
Além do recorde de participação, a 10ª edição da Reconcitec registrou 1806 resumos submetidos, dos quais 1676 foram aprovados e apresentados, 189 atividades, 78 mesas redondas, 25 palestras, 77 minicursos e 70 expositores(as) na Feira Acadêmica de Economia Solidária (Faesol).
Nesta edição, o evento foi realizado novamente no formato híbrido, combinando atividades presenciais e online, com transmissão pela TV UFRB. A audiência alcançou índices inéditos, registrando 42 mil visualizações, que totalizaram 7.600 horas de conteúdo assistido, além de 507 mil impressões — ou seja, quantas vezes o conteúdo do canal foi sugerido aos usuários do YouTube. Cada uma das 184 atividades transmitidas teve, em média, 45 espectadores. Os países que mais acessaram o conteúdo, além do Brasil, foram México, Moçambique e Portugal. Com a transmissão, o canal ganhou 700 novos inscritos.
“Esses números expressivos demonstram o impacto crescente que as ações da Reconcitec têm tomado e nos mostram o quanto crescemos a cada ano. Então, tomamos uma grande dimensão e esse sucesso se deve ao esforço dedicado de uma equipe muito comprometida”, declarou Soraia Barreto, coordenadora de pesquisa da UFRB.
A programação da 10ª Reconcitec, além das atividades tradicionais como a Faesol e o Robot Challenge, trouxe novidades para o público. Um dos destaques foram as tendas dos Centros de Ensino, que incluíram apresentações de projetos e dos cursos ofertados pelos sete centros da UFRB. Segundo Simone Alves Silva, pró-reitora da PPGCI, pró-reitora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), as atividades atraíram tanto o público interno quanto a comunidade externa, evidenciando o amadurecimento da Reconcitec ao longo dos anos.
Nesse sentido, Georgina Gonçalves, reitora da UFRB, ressaltou a importância do evento como uma vitrine das ações realizadas pela instituição e uma forma de prestação de contas à sociedade. “Nossa comunidade tem dado prova de seu compromisso com conhecimento, a qualidade, a formação, a preservação do que há de melhor no nosso povo, a ciência e os vários saberes. Estamos reafirmando esse compromisso com esses resultados desse 10ª Reconcitec”, declarou.
A reitora também relembrou a presença de Ailton Krenak na conferência de abertura do evento e a mensagem que o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) deixou à comunidade da UFRB. “Ele disse pra nós que a nossa aposta no futuro precisa acontecer aqui, agora e já. Ele apontou para nós que o futuro, a inovação, o conhecimento, a memória estão sendo construídos e apresentados aqui no nosso território, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”, afirmou Georgina.
Premiação
A solenidade de encerramento premiou os melhores trabalhos nas categorias Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Pós-graduação. Pela primeira vez, também foram premiados os(as) monitores(as) que se destacaram durante o evento.
Na categoria PIBIC, o trabalho “Impacto de funcionamento de uma usina eólica na ocorrência de mamíferos de médio e grande porte em Morro do Chapéu”, de autoria de Pietra Rodrigues Oliveira Martins,Tainara da Silva Pereira, Pâmella Gomes Dos Santos, Lorrane Santos Vieira, Vanderlei da Conceição Veloso-Junior , com orientação de Vanderlei da Conceição Veloso-Junior e Gustavo Luis Schacht, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), obteve a maior pontuação dos(as) avaliadores(as). Na sequência de premiados, estão os trabalhos “Implicações do racismo na saúde sexual e reprodutiva de mulheres quilombolas e de territórios na ótica das mulheres”, de Deise Mota Batista, Edvana Maria Santana Ferreira, Sara Joana Serra Ribeiro, orientadas por Amália Nascimento do Sacramento Santos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e “Mapeamento de leitura de autoria feminina negra nos doutorados da região Nordeste”, de Alan Barbosa de Santana, sob orientação de Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).
Com o trabalho “Desenvolvimento de próteses de membro superior personalizadas utilizando filamento de pet reciclado: uma abordagem sustentável e acessível com impressão 3D”, Rafael Machado Bessa, Leandro Brito Santos, Marcus Vinícius Oliveira Ribeiro Brandão, com orientação de Nilmar de Souza, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), obtiveram a maior nota de avaliação na categoria PIBIT. Os trabalhos “Experimentação com sensor bmp 280 e módulo GPS para demarcação de curvas de nível utilizando Arduíno”, de autoria de Luiz Augusto de Oliveira e orientação de Nilton Cardoso da Silva, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e “Design de materiais à base de Eu³⁺ com ligantes sulfóxidos, [Eu(dbm)₃.(dbso)], [Eu(dbm)₃.(PTSO)] e [Eu(dbm)₃.(dmso)] para aplicação em protótipos de células solares”, feito por Daiane dos Santos Nogueira e Andrei Marcelino Sá Pires Silva, com orientação de Jorge Fernando Silva de Menezes, do Centro de Formação de Professores (CFP), também foram destaques na categoria.
Já a categoria Pós-Graduação premiou os trabalhos de Thassyanna dos Santos Fernandes, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS), “Sexualidade com deficiência: um estudo com estudantes da Pestalozzi do município de Cruz das Almas-BA”; Geicile Santos Barreto da Paixão, orientada por Denize de Almeida Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI), com o trabalho “Inovações ancestrais de mulheres negras nos quilombos do Recôncavo da Bahia”; e Denilson dos Santos Santana, Lucas dos Santos Barboza, Tainá Delmondes Santos da Conceição, orientados por Ana Cristina Fermino Soares, do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCAG), com o trabalho: Avaliação In Vitro de isolados de Trichoderma SPP e Penicillium SPP no controle de Aspergillus Welwitschiae”.
Tatiane Santana, Maria Eduarda Lima Santos, Claudia N. Santos da Silva, Tailane de Jesus da Silva e Ailan Santos de Jesus foram premiados como monitores destaque.
Reconcitec 2024
A 10ª Reconcitec, com o tema “A inovação é ancestral”, teve como objetivo a difusão e o estímulo do debate acerca das atividades científicas, extensionistas, tecnológicas, de internacionalização e permanência qualificada desenvolvidas em âmbito nacional e especificamente na região do Recôncavo da Bahia. Também era proposta do evento propiciar o intercâmbio da ciência e a aplicabilidade de resultados científicos e tecnológicos e elaborar estratégias para a promoção do desenvolvimento do Recôncavo, da Bahia e do Brasil.
A Reconcitec 2024 foi formada pelos seguintes eventos: XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVIII SEPIP); IX Simpósio de Extensão; V Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB; XII Feira Acadêmica de Economia Solidária (XII FAESOL) e VI Simpósio de Graduação da UFRB.
Todas as atividades da Reconcitec 2024 foram gratuitas e abertas ao público. Além da comunidade acadêmica da UFRB, participaram estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas da região, integrantes de diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão nacionais e internacionais, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), entre outros.
Acesse a galeria de fotos da Reconcitec 2024.
Veja como foi a cerimônia de encerramento da Reconcitec 2024: