O projeto de pesquisa aplicada Lean Healthcare, desenvolvido na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi reconhecido como um dos dez melhores na área da saúde durante o Lean Summit Saúde, um congresso nacional realizado no Hospital Sírio-Libanês, no início de setembro. No evento, estudantes do curso de Engenharia de Produção, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), se destacaram ao apresentarem o projeto, coordenado pela professora Cristiane Agra Pimentel. Entre os projetos apresentados, o Lean Healthcare foi o único desenvolvido em uma universidade.
Criado há cinco anos, o Lean Healthcare tem o propósito de otimizar unidades de saúde utilizando ferramentas da engenharia de produção. Antes da implementação prática, as melhorias propostas pelos(as) pesquisadores(as) da UFRB são testadas por meio de uma tecnologia chamada Digital Twin, que simula o funcionamento de uma unidade de saúde. Foi assim que, em 2023, esse processo permitiu ao grupo otimizar a coleta de exames laboratoriais do Hospital da Mulher, em Feira de Santana, onde atualmente desenvolvem suas atividades. Graças a essa otimização, os resultados de exames urgentes, que antes demoravam cerca de quatro horas, agora são entregues em apenas duas.
Antes mesmo da premiação no congresso, o Hospital Sírio-Libanês já era um espaço familiar para os(as) pesquisadores(as) do Lean Healthcare. Cristiane Agra relembra: “Em 2019, fomos ao Sírio-Libanês para fazer benchmarking com eles, e agora retornamos, mas entre os melhores trabalhos”. A professora também destaca que, nesta segunda visita, o grupo teve a oportunidade de interagir com autores renomados mundialmente na área de Lean na saúde.
Sobre o Lean Summit Saúde
O evento, realizado pelo Lean Institute Brasil em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, ocorreu nos dias 3 e 4 de setembro. Seu objetivo foi apresentar cases de sucesso de implantação da filosofia Lean Healthcare no setor da saúde em diversos cenários. O encontro reuniu líderes e especialistas em Lean e em gestão da saúde para discutir maneiras de aumentar a eficiência, a qualidade e o acesso aos serviços de saúde em todo o Brasil.