Fechar
Página inicial Notícias Projeto de extensão da UFRB promove a cultura Hip-Hop na programação da Educadora FM
Destaque

Projeto de extensão da UFRB promove a cultura Hip-Hop na programação da Educadora FM

16/08/24 14:36 , 16/08/24 16:28 | 1000
imagem sem descrição.

Neste mês de agosto, estreia uma nova programação na Rádio Educadora FM 107,5, trazendo novos(as) apresentadores(as) e promovendo mais diversidade musical. Entre as novidades, está o programa Educa Rap, um projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apresentado aos sábados a partir das 18h por ErriVance e Rebeca Mota. O programa é voltado para jovens e adultos, incluindo usuários de internet e rádio, além de entusiastas da cultura hip-hop.

ErriVance, rapper LGBT natural de Piritiba (BA), e Rebeca Mota, jornalista e mulher negra de Cruz das Almas (BA), são as vozes dessa nova iniciativa. A curadoria musical do programa promove a visibilidade de artistas de trap, rap, r&b e pagotrap, com ênfase especial nos talentos independentes da Bahia. O Educa Rap também se compromete a respeitar a diversidade de gênero e etnia, ampliando o alcance da cultura hip-hop para todo o estado.

O programa oferece uma experiência rica em cultura e entretenimento, com blocos musicais intercalados por entrevistas curtas e quadros informativos de 2 a 3 minutos. Além disso, o Educa Rap tem um forte compromisso com a inclusão, garantindo que as apresentações sejam acompanhadas de audiodescrição, um recurso essencial para ouvintes com necessidades educacionais específicas.

Os novos programas musicais da Educadora FM vão ao ar aos sábados e domingos, trazendo samba, rap, blues, chorinho, música afro, baiana, feminina e contemporânea, com enfoque principalmente em artistas da Bahia, mas sem deixar de percorrer o cenário nacional. Os programas são resultados do Edital Público para Programas Musicais lançado em setembro de 2023 pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) para abrir espaço à participação de músicos, compositores, pesquisadores musicais e DJs de toda a Bahia. O edital recebeu 56 inscrições, e cada um dos 10 projetos selecionados produzirá 52 programas ao longo de cada ano. O primeiro edital da história da emissora para este tipo de conteúdo incluiu uma pontuação adicional para programas apresentados e produzidos por mulheres e pessoas negras. Por isso, agora, das 27 pessoas envolvidas nesses programas, 40% são mulheres e 85% são pessoas negras, além de diversas pessoas LGBTQIAPN+, ampliando a representatividade na programação da Rádio Educadora FM.

Ouça a Educadora FM 107.5: educadorafm.ba.gov.br.

Com informações da Educadora FM.

Na dúvida, fale conosco!