O filme “Um minuto", de Thierri Azevedo, estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi um dos selecionados no concurso Impulso Cultural WAWA ABA, ação que integrou a edição 2024 da Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (MIMB). Como prêmio, Thierry fez uma imersão artística nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 8 e 11 de julho.
Na trama, roteirizada, dirigida e sonorizada por Thierri, o enredo é a própria premiação. Nele, um jovem vê a possibilidade de uma imersão na Rede Globo a partir de um concurso de filmes de um minuto, mas para conseguir ele precisa de uma ideia original e para isso, recorre à namorada.
O concurso premiou seis filmes de autoria de jovens negras e negros, feitos por celular e com duração de até um minuto. O projeto “Um minuto” foi aprovado na primeira fase da disputa, quando os filmes passaram pela curadoria do Festival e apenas 20 seguiram para a etapa seguinte, que consistiu em votação popular. Os(As) autores(as) das dez produções mais curtidas ganharam um prêmio no valor de mil reais, cada, além da vivência de 4 dias na Globo onde participaram de oficinas e diálogos com diretores, técnicos e produtores da emissora.
Thierri afirma que a experiência na Globo foi enriquecedora e detalha como foram os dias em que esteve na emissora: "tive a oportunidade de conhecer os bastidores do programa ‘Que história é essa Porchat’, conversar com José Villamarin, diretor de teledramaturgia, e diversos profissionais de outras áreas, além de visitar estúdios e cidades cenográficas”.
Thierry também ressalta como a visita aos sets da maior emissora de TV do país pôde ajudá-lo na formação como futuro cineasta ao ver na prática algumas das teorias estudadas em sala de aula.
Assista à produção de Thierry: “Um minuto".
Saiba mais sobre a Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (MIMB)
Festival Internacional de Cinema que atua ampliando espaços de acesso à obras cinematográficas produzidas por realizadores(as) negros(as) da diáspora. A MIMB contempla as seguintes atividades: exibição de filmes; ações formativas e educacionais para jovens, crianças; conferências e ações formativas para profissionais da área; apresentações culturais.
Entendendo o cinema como ferramenta importante para construção de imaginários, a MIMB traz como compromisso apresentar obras que possibilitem a afirmação da identidade negra de forma positiva nas telas cinematográficas.