A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições para interessados(as) na oferta de 150 vagas para a Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, na modalidade a distância, para o segundo semestre letivo de 2024. O curso é oferecido por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).
As inscrições podem ser feitas até 25 de julho, de forma gratuita, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para acesso ao SIGAA é obrigatório o cadastro na Plataforma Gov.Br.
Professores(as) egressos(as) dos cursos de Licenciaturas (Pedagogia, História, Geografia, Biologia, Letras, Matemática, Química, Física, Filosofia, Educação Física, Ciências Sociais, Educação do Campo, Informática) ou demais cursos de graduação em outras áreas, desde que atuem em processos educativos em ambientes escolares ou não escolares podem se inscrever.
São ofertadas 150 vagas distribuídas entre os polos: Feira de Santana (25 Vagas); Guanambi (25 Vagas); Ipiaú (25 Vagas); Itaberaba (25 vagas); Valença (25 Vagas); e Vitória da Conquista (25 vagas).
O curso será ministrado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com encontros presenciais para os seminários temáticos, realizados nos polos de EAD em que o(a) estudante estiver vinculado(a). Estão previstos três encontros presenciais, sendo dois para a realização dos seminários temáticos ao término de cada um dos períodos, e o terceiro encontro para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A Especialização terá duração mínima de 18 e máxima de 24 meses, com carga horária total de 459 horas.
Sobre o curso
O curso de especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital tem como justificativa a urgência de se melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do território de identidade do Recôncavo, na medida em que promoverá a qualificação dos professores, desenvolvendo competências digitais docentes que impactarão no ensino e na aprendizagem.
No contexto da emergente educação digital, os espaços pedagógicos possuem especificidades que demandam cuidados, a fim de se evitar a mera transposição de práticas pedagógicas frequentemente utilizadas no ensino presencial para o disruptivo ciberespaço educativo. Desse modo, o curso encontra-se direcionado para a aquisição de competências e conhecimentos para a concepção, desenvolvimento e avaliação de interfaces digitais e conteúdos áudio, vídeo e multimídia, e por outro, para a aquisição de conhecimentos relacionados com o novo paradigma emergente da Educação Aberta e Digital.
Confira o edital Nº 02/2024.
Acesse o tutorial com o passo a passo da inscrição.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.