O jornalista, escritor e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Carlos Jesus Ribeiro, foi agraciado com a Comenda da Inconfidência, em solenidade realizada na Academia Mineira de Letras (AML), em 28 de junho. Carlos Ribeiro, é professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira/São Félix, e acadêmico da cadeira 5, da Academia de Letras da Bahia (ALB).
A Medalha da Inconfidência é entregue todos os anos a pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado de Minas Gerais e do Brasil. Autor de 20 livros (entre contos, romances e ensaios), Ribeiro tem resenhas, artigos, entrevistas e reportagens publicados em suplementos culturais e revistas literárias de Salvador, a exemplo de A Tarde Cultural, Revista da Academia de Letras da Bahia e Revista da Bahia, e de outros estados. Ele também publicou reportagens sobre o artesanato do Vale do Jequitinhonha e o Parque Natural do Caraça, ambos em Minas Gerais, na Revista Geográfica Universal. Recentemente, lançou os livros ‘Contos selecionados’ e ‘Vozes do nosso Tempo’, este último assinado com o acadêmico da ALB Aleilton Fonseca.
Na mesma solenidade em que Carlos Ribeiro recebeu a comenda na Academia Mineira de Letras, a escritora mineira Conceição Evaristo também foi agraciada com a honraria. Para o professor da UFRB, “é uma honra imensa receber a medalha na Academia Mineira de Letras, com a qual a Academia de Letras da Bahia compartilha princípios democráticos, princípios de respeito à diversidade e a devida valorização da cultura de uma maneira geral, que extrapola o campo das Letras, num sentido muito mais amplo, abrindo as portas para outros segmentos. E, como se não fosse suficiente, ainda ter a surpresa de recebê-la ao lado da escritora Conceição Evaristo, cuja presença aqui já dignifica a Academia, ou melhor, as academias, ao rompermos todas aquelas seculares barreiras entre as culturas que compartilhamos e pelas quais somos atravessados”.
Veja a lista de homenageados.
Medalha da Inconfidência
Criada pela Lei 882, de 1952, pelo então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, e consolidada pelo Decreto 38.690, de 1997, a medalha é concedida nos graus Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Os agraciados recebem também um diploma assinado pelo governador, pelo presidente do Conselho e pelo chanceler da Medalha.