Fechar
Página inicial Notícias UFRB tem dois projetos aprovados no programa PET-Saúde: Equidade do Ministério da Saúde
PET-Saúde: EQUIDADE

UFRB tem dois projetos aprovados no programa PET-Saúde: Equidade do Ministério da Saúde

08/04/24 10:26 , 08/04/24 11:02 | 1989
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve dois projetos aprovados para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade), do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação. O resultado final dos projetos aprovados em todo país foi divulgado no dia 02/04.

O Programa PET-Saúde é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos(as) profissionais da saúde e dos(as) estudantes dos cursos de graduação.

Da UFRB foram selecionados os projetos Cuida- APS: Acolhimento e proteção no Trabalho, a ser desenvolvido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus; e PET-Saúde Amargosa: Equidade, a ser desenvolvido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Amargosa, ambos no período de vinte e quatro meses.

A iniciativa do PET-Saúde: Equidade tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Esta edição teve como tema a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do SUS.

PET-Saúde Amargosa: Equidade

O “PET-Saúde Amargosa: Equidade” terá dois grupos de trabalho intitulados “Cuidado à saúde física e mental das mulheres” e “Enfrentamento às violências no trabalho e na saúde”, informou a professora Teresa Maria Bianchini de Quadros, integrante do projeto. As ações serão baseadas em terapias integrativas, experiências com grupos focais, orientação psicológica e alimentar.

Segundo Teresa Bianchini, o PET-Saúde Amargosa é um programa holístico de cuidado e educação permanente direcionado para trabalhadoras e futuras trabalhadores da área da saúde, e tem como objetivo principal "fomentar a integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho por meio da reorientação da formação profissional, ampliando as relações da Universidade com a sociedade, através do desenvolvimento de ações interdisciplinares que visem a promoção da saúde das trabalhadores e futuras trabalhadoras do SUS, bem como, o enfrentamento de todas as formas de violências e discriminações de gênero e étnico-raciais na área da saúde", destaca Teresa Bianchini.

O CFP foi contemplado com 26 bolsas: 5 para docentes; 16 para estudantes de quatro cursos de graduação da UFRB (Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Nutrição e Bacharelado em Psicologia); 4 bolsas para servidores da Secretaria Municipal de Saúde; e uma bolsa para orientador de serviço como representante da sociedade civil organizada.

"PET Cuida-APS"

As ações do "PET Cuida-APS" têm por objetivo qualificar profissionais de saúde, trabalhadores(as) do SUS e futuros(as) trabalhadores(as), por meio da integração ensino-serviço-comunidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento de competências voltadas para a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, modificação de estruturas racistas, preparando os profissionais para o enfrentamento da violência laboral e acolhimento à maternagem, às pessoas com deficiências, ao puerpério de mulheres, homens trans, pessoas com útero, bem como a promoção e reabilitação da saúde mental, com vistas à interseccionalidade no trabalho na saúde.

Foram aprovados 05 Grupos de Aprendizagem Tutorial (GAT) com bolsas distribuídas assim: 05 bolsas para docentes coordenadores (bolsas para a Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 1 C, em conformidade com a Portaria CNPq nº 1.237, de 17 de fevereiro de 2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 05 bolsas para docentes tutores (referência as bolsas na modalidade Apoio Técnico à Pesquisa, categoria NS, em conformidade com a Portaria CNPq nº 1.237, de 17 de fevereiro de 2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 08 alunos bolsistas por GAT : Total 40 alunos bolsistas ( bolsas de Iniciação Científica, modalidade IC, em conformidade com a Portaria CNPq nº 1.237, de 17 de fevereiro de 2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)) e 02 profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária de Saúde por GAT . Total 10 profissionais de saúde. (Bolsas para o Apoio Técnico à Pesquisa, categoria NS e NM, a depender da categoria a qual for enquadrado, em conformidade com a Portaria CNPq nº 1.237, de 17 de fevereiro de 2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Rosa Cândida Cordeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus e os docentes da graduação em Saúde do CCS/UFRB (Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia) com os cursos Educação Física, Pedagogia e Filosofia ofertados no Campus Amargosa; e Ciências Sociais (Campus Cachoeira) serão os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

PET-Saúde Equidade

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é um programa que objetiva a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando, na prática, as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

Alinhando o programa à pauta de Equidade da SGTES, surge o PET-Saúde EQUIDADE, para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira o Resultado.

Mais em petsaude.org.br e gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/pet-saude.

Na dúvida, fale conosco!