Fechar
Página inicial Notícias UFRB orienta pesquisadores(as) de pós-graduação a atualizarem o Currículo Lattes
PÓS-GRADUAÇÃO

UFRB orienta pesquisadores(as) de pós-graduação a atualizarem o Currículo Lattes

08/03/24 08:40 , 08/03/24 08:40 | 1475
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga a necessidade de que professores(as) e estudantes – atuais e egressos(as) – de programas de pós-graduação Stricto Sensu da Instituição atualizem, na Plataforma Lattes, até o dia 10 de março, os dados relacionados às suas atividades e produções acadêmicas. O Currículo Lattes é uma plataforma brasileira, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne informações detalhadas sobre a formação e a produção acadêmica de pesquisadores.

A atualização dos curricula lattes por parte dos pesquisadores vai permitir à PPGCI organizar, sistematizar e consolidar os dados gerais dos programas de pós-graduação, em níveis de mestrado e doutorado, via Coleta CAPES. O Coleta CAPES é um módulo da Plataforma Sucupira que reúne informações – como matrículas, titulação e produção intelectual – sobre os programas de pós-graduação stricto sensu do país e subsidia o processo avaliativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual a UFRB está inserida.

A PPGCI sinaliza que devem ser registradas todas as produções científicas, técnicas e artísticas; no caso dos projetos de pesquisa, deve constar inserção de equipe (professores, colaboradores, discentes, bolsistas de iniciação científica e egressos), indicação de financiamento (editais, agências de fomento, bolsas de mestrado, doutorado ou PROIC, apoio a eventos, auxílio à pesquisa etc.); vinculação a produção bibliográfica, técnica e/ou artística; organização de eventos, exposições etc; e ainda as bancas e as orientações de teses e dissertações.

A PPGCI orienta que cada programa pode estabelecer a sua forma de organização e sistematização das informações. Além disso, solicita que docentes e pós-graduandos atualizem os artigos da sua página pessoal do Google Citações e criem o ORCID.

Mais detalhes na página da PPGCI.

Na dúvida, fale conosco!