Fechar
Página inicial Notícias UFRB tem projeto de Comunicação aprovado no Programa Brasil - Alemanha
PESQUISA

UFRB tem projeto de Comunicação aprovado no Programa Brasil - Alemanha

O objetivo do PROBRAL é apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. Prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e aquisição de material de consumo para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha.
08/01/24 11:25 , 23/01/24 08:11 | 1707
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a aprovação do "Projeto Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas", contemplado no Programa PROBRAL Brasil - Alemanha, selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em resultado final anunciado no dia 26 de dezembro.

O projeto – coordenado pelo professor Jorge Cardoso Filho, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) – foi o único da Área da Comunicação e também oriundo de instituições de ensino da Bahia a ser contemplado no Edital CAPES 09/2023. O repasse da CAPES, com duração de quatro anos, será de até R$ 1.762.243,20 por projeto. 

A CAPES selecionou trinta projetos conjuntos de pesquisa Brasil-Alemanha no âmbito do Programa PROBRAL, para fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Instituições similares sediadas na Alemanha, nos termos do acordo de cooperação assinado entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os projetos aprovados poderão ser apoiados com financiamento de custeio, missões de trabalho e bolsas de estudo.

"É um projeto de cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, representada pela UFRB e pela UFBA, no lado brasileiro, e pela Universidade de Bayreuth, no lado alemão. Trata-se de uma proposta que busca pesquisar como os oceanos Atlântico Sul e Índico podem ser compreendidos como metáforas, métodos de estudo e conceitos para o pensamento sobre as expressões artísticas e midiáticas afro-diaspóricas, sobretudo nas relações com Brasil e Moçambique (países do âmbito da Lusofonia)", explica o professor Jorge Cardoso Filho.

Para ele, o objetivo principal do projeto "é compreender por quais motivos esses oceanos são centrais em uma série de experiências estéticas da diáspora africana no mundo. E além disso, vamos mapear e interpretar algumas dessas experiências na literatura, música e cinema dos dois países. Evidentemente, também temos o objetivo de projetar a UFRB internacionalmente como instituição de pesquisa forte no Brasil".

O projeto promoverá a cooperação binacional em pesquisa, reunindo sete pesquisadores das instituições brasileiras parceiras, UFRB e Universidade Federal da Bahia (UFBA), e três pesquisadores da Universidade de Bayreuth, sob coordenação da professora e pesquisadora Ute Fender. No Brasil, estão envolvidos três programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM), da UFRB, sediado no Campus Cachoeira; o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM) e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO), da UFBA, sediados no Campus Salvador.

Segundo Jorge Cardoso Filho, um desdobramento imediato seria a possibilidade de oferecer e popularizar o ensino de alemão como língua estrangeira na UFRB e na UFBA. "Trata-se de um país que investe fortemente em bolsas de estudo e conhecer o idioma ajuda bastante a ser contemplado nesses editais lançados pelas agências de fomento alemãs (DAAD, DFG, Alexander von Humboldt etc). Outro desdobramento que temos, a médio prazo, seria trazer uma universidade moçambicana para a parceria, estabelecendo assim um projeto triangular Alemanha-Brasil-Moçambique".

Da UFRB, além do professor Jorge Cardoso Filho, integram a equipe de pesquisadores, os professores vinculados ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Viviane de Freitas, Claudio Manoel e Danillo Barata. Na parceria com a UFBA, compõem a equipe os professores Livio Sansone, Juliana Gutmann e Marcelo Ribeiro. Os parceiros alemães são os professores Ute Fendler, Eberhard Rothfuß e Clarissa Vierke. As verbas concedidas pela CAPES favorecerão trocas entre o Recôncavo e a Alemanha, com apoio à formação no nível do doutorado (oferecido pelos parceiros), às visitas técnicas, estágios pós-doutorais e ao estreitamento das pesquisas conjuntas.

PROBRAL - O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O projeto da UFRB e da UFBA está aguardando a assinatura do termo de outorga com a CAPES, mas a previsão é que já ocorram missões de estudo em 2024. "Também teremos bolsas de pós-doutorado e de doutorado sanduíche, que já podem iniciar os trabalhos em 2024. Após 2 anos de duração, há uma avaliação parcial dos resultados e a CAPES e o DAAD indicam a possibilidade de manter o projeto por mais 2 anos - o que indicaria um trabalho conjunto até 2028", afirma Jorge Cardoso Filho.

Confira o Resultado do Edital.

Na dúvida, fale conosco!