Fechar
Página inicial Notícias UFRB é contemplada com Programa "SPBC vai às Escolas" em São Félix e Morro do Chapéu
EXTENSÃO

UFRB é contemplada com Programa "SPBC vai às Escolas" em São Félix e Morro do Chapéu

02/01/24 11:00 , 02/01/24 11:00 | 1361
imagem sem descrição.

Os projetos "Vivenciando o patrimônio arqueológico do Recôncavo: Ações educativas no município de São Félix" e "Bichos do Morro vão à escola" foram selecionados no Edital 2023 do "Programa SPBC vai às Escolas". O anúncio foi feito pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na quarta-feira, dia 20 de dezembro.

Ao todo, foram submetidas 177 propostas e selecionados 35 projetos, dos quais quatro são  do estado da Bahia. Em relação ao Edital de 2022, houve um aumento de mais de 40% no quantitativo de submissão de propostas. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 12.000. Os recursos devem ser utilizados nas atividades do projeto, entre 1º de fevereiro e 30 de novembro de 2024.

O programa "Vivenciando o patrimônio arqueológico do Recôncavo: Ações educativas no município de São Félix" consiste na realização de atividades de divulgação da ciência, do estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, eventualmente, atividades voltadas à formação de professores de ensino fundamental e médio.

O projeto é da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), uma iniciativa do Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico, que atua no Laboratório de Documentação e Arqueologia (LADA), do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Félix. A proposta da UFRB foi submetida pela professora e pesquisadora Fabiana Comerlato, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural e do Curso de Graduação em Museologia.

O projeto "Bichos do Morro vão à escola" é de autoria dos professores e pesquisadores Gustavo Luis Schacht e Vanderlei da Conceição Veloso Júnior, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e será desenvolvido no município de Morro do Chapéu (BA).

"SBPC vai à Escola"

O programa "SBPC vai à Escola" existe desde os anos de 1990, no estado do Rio de Janeiro, mantido pela SPBC. Em 2015, foi ampliado nacionalmente, com suporte financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de agências financiadoras, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de emendas parlamentares.

A iniciativa visa à promoção de atividades de divulgação da ciência, do estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, ainda, atividades voltadas à formação de professores de ensino fundamental e médio.

Laila Salmen Espindola, diretora da SBPC, agradeceu a participação expressiva de seus sócios e da comunidade científica. "O SBPC vai à Escola é uma importante forma de investir na educação de base, proporcionando, desde cedo, o contato e despertando o interesse das crianças pela natureza e pela ciência, parafraseando nosso querido e saudoso professor Ennio Candotti, presidente de honra da SBPC, que faleceu no dia 6 de dezembro”, afirmou.

Conheça os projetos aprovados.

Na dúvida, fale conosco!