Fechar
Página inicial Notícias UFRB lamenta morte de Luiz Alberto, ex-deputado federal e liderança do movimento negro baiano
Nota de Pesar

UFRB lamenta morte de Luiz Alberto, ex-deputado federal e liderança do movimento negro baiano

13/12/23 14:37 , 13/12/23 15:23 | 1756

É com grande pesar que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe a notícia do falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto da Silva, ocorrido nesta quarta-feira (13), em consequência de infarto, na cidade de Lauro de Freitas.

Luiz Alberto faz parte da história da Universidade. Ele participou ativamente das mobilizações populares e articulações políticas para a implantação da UFRB e foi o relator do projeto de criação da Universidade na Câmara dos Deputados, em 2005. "A UFRB caminha para ser o centro da excelência de ensino para o povo preto. Ela nasce com esse compromisso”, disse.

Luiz Alberto sempre esteve presente ativamente em eventos e atividades acadêmicas promovidas pela Universidade; em particular, nos debates e nas lutas pelas ações afirmativas e pelas políticas de reparação no Brasil. Nesse processo, ele sempre destacou o papel da UFRB.

Em 2012, durante o Fórum Internacional 20 de Novembro, realizado pela Instituição, Luiz Alberto recebeu o Troféu Mário Gusmão, oferecido a personalidades negras que contribuem com a promoção da igualdade racial e inclusão social.

Deputado Luiz alberto recebe Troféu Mário Gusmão na UFRB, em 2012.
Ex-deputado Luiz Alberto recebe Troféu Mário Gusmão na UFRB, em 2012.

Histórico

Quilombola da Baixa do Guaíba, em Maragogipe-BA, Luiz Alberto tem uma trajetória marcada pela luta. Na década de 1970, participou da organização de associações de moradores, movimentos populares e sindicatos. Foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU), organização na qual era militante. Também teve participação ativa na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 1997, Luiz Alberto elegeu-se deputado federal, sendo o primeiro negro eleito para o cargo pela Bahia. Nos quatro mandatos que teve na Câmara Federal, o parlamentar fez da pauta racial sua bandeira. No parlamento, atuou na defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas. Foi autor do Fundo Nacional para o Desenvolvimento de Ações Afirmativas, projeto que integra o texto do Estatuto da Igualdade Racial, e criou o Núcleo de Parlamentares Negros do PT. Em sua trajetória pública, também ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia.

Mais recentemente, o político também integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula. Atualmente, ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.

Deputado Luiz Alberto participa do ciclo de debates acadêmicos sobre democracia e a atual conjuntura política brasileira na UFRB, em 2016.
Ex-deputado Luiz Alberto participa do ciclo de debates acadêmicos sobre democracia e a atual conjuntura política brasileira na UFRB ao lado de Emiliano José, em 2016.

Na dúvida, fale conosco!