Fechar
Página inicial Notícias Monografia de estudante da UFRB é premiada em evento nacional de Engenharia de Produção
PREMIAÇÃO

Monografia de estudante da UFRB é premiada em evento nacional de Engenharia de Produção

30/10/23 16:45 , 30/10/23 16:47 | 1910
imagem sem descrição.

O XLIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), maior evento nacional da área de Engenharia de Produção, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), premiou a estudante Andressa Clara Barbosa de Araújo, do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, pelo melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Andressa Clara venceu o Prêmio Luiz Antonio Meirelles, na categoria Graduação - a outra categoria é Pos-graduação, com prêmios para melhores dissertação e tese. Os vencedores foram anunciados no dia 20 de outubro, durante o XLIII ENEGEP, realizado em Fortaleza (CE). Esta edição do ENEGEP teve como tema central "A contribuição da engenharia de produção para o desenvolvimento sustentável das organizações: Cadeias Circulares, sustentabilidade e tecnologias" e aconteceu no período de 17 a 20 de outubro. A UFRB participou do evento com uma comitiva de 4 professores e 16 estudantes.

Andressa Clara ganhou com a monografia intitulada "Uso da ferramenta HFMEA para gestão de risco em saúde", orientada pela professora doutora Cristiane Agra Pimentel. A estudante recebeu como premiação troféu e certificado digital. Com a defesa do referido TCC, tornou-se Bacharela em Engenharia de Produção.

O TCC possibilitou um panorama geral da produção científica mundial sobre o uso da ferramenta Health Failure and Effects Analysis (HFMEA) para gestão de risco e melhoria da segurança do paciente na área da saúde. Com o estudo, foi possível perceber os esforços da área clínica na busca de alternativas para melhorar a qualidade do serviço de saúde prestado por meio da identificação prematura e mitigação dos riscos.

O trabalho conclui que a ferramenta HFMEA é extremamente necessária para hospitais, facilitando na identificação de possíveis falhas dos equipamentos e processos das unidades de saúde. "A ferramenta mostrou-se fácil de utilização e compreensão pelos profissionais da área da saúde, bem como de ser aplicável em diferentes áreas do cuidado. Dentre tais áreas, percebe-se a crescente investigação de falhas tendo como base as seis metas internacionais de segurança do paciente, destacando-se o uso da HFMEA para melhoria da cirurgia segura, para evitar erros na administração de medicamentos e para melhorar falhas de comunicação externa e interna ao hospital", destaca a dona do prêmio.

A ferramenta HFMEA ajuda na busca pela identificação e eliminação de erros no processo de análise clínica, dando maior confiabilidade ao diagnóstico, prognóstico e tratamento do paciente. Entre as possíveis ferramentas e técnicas que podem ser agrupadas, destaca-se o uso de modelagem matemática, métodos de tomada de decisão, simulação de computadores e ferramentas da qualidade.

O uso da ferramenta combinada a outras técnicas - em especial, simulação e modelos matemáticos - oferece cenários de melhoria mais sistemáticos. Além disso, pode ser útil para a melhora de desempenho em sistemas de saúde que possuem baixos recursos, propondo maior assertividade para locais que necessitam de melhorias com baixo investimento.

Para Andressa Clara, o TCC mostra sua relevância, pois auxilia na divulgação da HFMEA dentro da comunidade da engenharia e da saúde, visto que a ferramenta identifica falhas, facilitando a gestão dos processos clínicos e administrativos.

A professora Cristiane Agra destacou que a premiação da aluna "foi uma grande surpresa, visto que o trabalho de engenheiros na área de saúde ainda é um paradigma com muitos desafios. Contudo a dedicação e o excelente trabalho em equipe da aluna Andressa fizeram toda diferença, pois este foi um fruto do estágio supervisionado realizado no Hospital Geral Clériston Andrade. Além de todo apoio da equipe de segurança do paciente liderado pela enfermeira Itayany Souza".

Prêmio

O Prêmio ABEPRO é uma premiação dedicada a reconhecer os melhores trabalhos de estudantes em nível de graduação e pós-graduação e é entregue durante a realização do evento Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP. A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção.

O XLIII ENEGEP reuniu a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. O evento se constituiu em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área e se consolidou como fórum de discussão de questões pertinentes à Engenharia de Produção no âmbito nacional, além de promover a integração/intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo.

Na dúvida, fale conosco!