Fechar
Página inicial Notícias Reconcitec 2023: Integração com a natureza é assunto da conferência de abertura
Evento

Reconcitec 2023: Integração com a natureza é assunto da conferência de abertura

18/10/23 14:42 , 18/10/23 14:42 | 1464

Com uma conferência que convidou o público a discutir construção de uma nova sociedade fundada na abundância e na reintegração do homem à natureza, teve início a  IX Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2023) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A  conferência foi conduzida por Nelson Araújo Filho e aconteceu na tarde de terça-feira (17), no auditório da Biblioteca Central do Campus de Cruz das Almas.

Em sua fala, Araújo Filho discorreu sobre a importância de debater as causas dos problemas sociais contemporâneos e argumentou que a dispersão de energia é o que caracteriza a sociedade. Nessa perspectiva, ele defende que “precisamos caminhar para uma sociedade que deve ser construída, que tem como fundamento a cooperação e a integração do homem com a natureza. porque enquanto não existir essa integração não conseguiremos resolver nosso problema de existência”, explicou. 

A temática da conferência tocou o calouro de Engenharia Agronômica Rosan Barbosa de Matos e reforçou seu propósito com o curso. “Foi um resgate para mim porque eu apoio essa iniciativa de uma cultura mais orgânica, mais voltada aos nossos hábitos alimentares. Acredito que, antes de mais nada, é resgatar nossas origens. Isso a gente só consegue voltando para nossa roça, voltando para nossa família. Estou com 61 anos, quero voltar para Itabuna, reconstruir a roça dos meus pais e tentar resgatar um cacau mais orgânico. Fiquei feliz em ver essa palestra. A natureza precisa ser preservada, mas a gente é natureza e como natureza, a gente precisa se autopreservar, se adaptando”, ponderou.

Institucional

Antes da conferência, a abertura oficial da IX Reconcitec começou com um momento artístico-cultural com a apresentação do Canto Coral da UFRB. O grupo é formado por estudantes e servidores da instituição, sob a   regência do maestro José Alípio Martins, apresentou um pot- pourri de músicas do compositor Vital Farias, além das canções ‘Filhos da mãe’, do cruzalmense Marcelo Machado, e ‘Recônvexo’, de Caetano Veloso. 

Após apresentação cultural, aconteceu a formação da mesa institucional com gestores da instituição. Participaram Fábio Josué Souza dos Santos, vice-reitor da UFRB; Simone Alves Silva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI); Carolina Fialho Silva, pró-reitora de Graduação (PROGRAD); Denize de Almeida Ribeiro, pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE); e Danilo Silva Barata, pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEXC).

De forma remota, a reitora da UFRB, professora Georgina Gonçalves dos Santos abriu a cerimônia. A reitora, que está em Brasília para assinatura da parceria da UFRB com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) para instalação da TV e rádio universitários, ressaltou como esse acordo dialoga com a temática do evento, pois “representa um passo significativo na promoção da ciência, tecnologia, cultura e inovação em nossa região. Esse é mais um exemplo de como a colaboração entre instituições acadêmicas do setor público pode impulsionar o progresso e o desenvolvimento local”.  

A reitora Georgina Gonçalves, ainda, agradeceu às pessoas envolvidas na organização da Reconcitec, à comunidade acadêmica e à sociedade do recôncavo por estarem presentes no encontro. Desejando um bom evento, a gestora disse acreditar no potencial dos debates que acontecerão nos quatro dias de programação do evento. “Tenho certeza de que as discussões abrirão novas perspectivas e servirão de inspiração para colaborações interdisciplinares que moldarão o nosso futuro. A diversidade e abordagem das disciplinas e as perspectivas de conhecimento são o que tornam a ciência tão dinâmica e capaz de enfrentar os desafios complexos em nossos tempos atuais”, afirmou.

A pluralidade do conhecimento produzido na universidade foi ressaltada na fala do vice-reitor  da UFRB Fábio Josué Souza dos Santos, que destacou ser essa uma característica presente desde a origem da instituição. “A UFRB, ao longo de sua trajetória de 18 anos, já tem dado exemplos inequívocos, seja no início com a criação de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação que são muito singulares, mas também a ação muito potente dessa universidade de se abrir para uma conexão muito vigorosa com o território, dialogando com os saberes populares, com os movimentos sociais, com a sociedade como um todo, encharcando a universidade da pujança cultural e de todos os saberes e conhecimentos que caracterizam essa região”. 

Nesse sentido, Simone Alves Silva, pró-reitora da PPGCI, discursou sobre como a Reconcitec tem se tornado um espaço importante para a difusão do conhecimento produzido na UFRB e ultrapassa os limites da instituição. “A nona edição da Reconcitec  ampliará as discussões no âmbito do ensino médio, da graduação e da pós-graduação, com inter-relações nas atividades científicas, extensionistas, tecnológicas de  internacionalização, permanência qualificada, com as temáticas diversas, como  política de expansão, interiorização e internacionalização do ensino superior, na incorporação dos estudos da população negra, indígena e quilombola, difundindo a ciência como estratégia para o desenvolvimento do Recôncavo, da Bahia e do Brasil”, afirmou.  

A difusão do conhecimento na Reconcitec já começa na organização do evento, que conta com a participação de estudantes atuando como monitores. Taíse Maria Almeida Magalhães, do 6º semestre de Biologia, é um deles e busca aprender para além de sua área de formação. Como uma das monitoras do Reconcitec, a estudante irá auxiliar na organização, tirar dúvidas do público sobre a programação, entre outras funções. Para ela, a atividade de monitoria também é uma forma de enriquecer seus conhecimentos por meio da interação com outros estudantes e pelo contato mais direto com a diversidade da programação. “Eu espero aprender, espero também esse conhecimento com essas novas coisas que a gente vai ver.  É importante ter contato com a diversidade de coisas que estão acontecendo na universidade. Por exemplo, os minicursos que estão sendo ofertados e que, por mais que não sejam do meu curso, tem coisas que tem me chamado atenção”, afirmou.

Programação

A IX edição do evento agrupa o XVII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVII SEPIP); o VIII Simpósio de Extensão; o IV Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos; a XI Feira Acadêmica de Economia Solidária (XI FAESOL) e o V Simpósio de Graduação da UFRB, SIMBAZOO - Simpósio Baiano de Zootecnia.

A programação completa da IX Reconcitec pode ser acessada aqui.

Na dúvida, fale conosco!