O segundo episódio da terceira temporada do Podcast Gargalheira, uma parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e estúdios Alma Preta, foi com a artista, escritora, documentarista e psicóloga Castiel Vitorino Brasileiro, 28 anos, abordando obras dela como “Quarto de Cura”, “Trauma é brasileiro”, "Lembre-se de quando conversamos sobre nosso reencontro", “Espiritualidade travesti”, seu projeto atual “Kalunga” e outros assuntos.
O Gargalheira é um podcast quinzenal criado pelos professores Kléber Amâncio (UFRB) e Matheus Gato (UNICAMP), desde 21 de fevereiro de 2022, que busca a criação de um acervo de entrevistas com artistas afro-brasileiros, o registro de suas visões acerca de suas obras e o mundo da arte.
Na entrevista, Castiel Vitorino falou sobre seu entendimento sobre a sua trajetória, passando por sua investigação e movimento de conscientização sobre negritude. Além da elaboração e construção da transdisciplinaridade vivida e trabalhada por Castiel. Ela também nos apresenta suas ideias referente a construção de lugares seguros, passando por ambientes de religiões e cultura afro-brasileira, desembocando em uma medicina e filosofia de vida.
Castiel Vitorino é expositora da 35ª Bienal de São Paulo, que acontece até o próximo dia 10 de dezembro. Ela está com as instalação "Coreografias do impossível" que pode ser vista virtualmente no site da 35ª Bienal.
Castiel estuda a transmutação e as formas de locomoção entre a vida e a morte. Além de artista, escritora e psicóloga clínica, seus trabalhos transitam entre performance, vídeo, fotografia, e instalação, tratando da cura, do encontro, da macumba e da dimensão psíquico-espiritual. Escreveu o livro Quando o sol aqui não mais brilhar: a falência da negritude (2022). Participou de mostras coletivas tais quais na Pinacoteca de São Paulo (Brasil), Frestas Trienal de Artes 2020/21 (Sorocaba, SP, Brasil), Kunsthalle Wien (Viena, Áustria), 11th Berlin Biennale (Alemanha) e Valongo Festival Internacional da Imagem (Santos, SP, Brasil). Ganhou o Prêmio PIPA e a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS em 2021.
Podcast - O podcast tem a apresentação de Kléber Amancio e Matheus Gato; e a produção de Kléber Amâncio, Matheus Gato,Lucas Nascimento, Gustavo Albi Lima, Poliana Martins e Estúdios Alma Preta; e conta com o apoio do CECULT-UFRB, PPGS-UNICAMP, IFCH-UNICAMP, Bitita - Núcleo de Estudos Carolina de Jesus, Grupo de pesquisa História e Cultura Afro-Atlântica e AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (CEBRAP).