Fechar
Página inicial Notícias UFRB tem projeto aprovado em 1º lugar no Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte
ESPORTE

UFRB tem projeto aprovado em 1º lugar no Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte

02/10/23 09:14 , 02/10/23 09:14 | 1640
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve aprovação de proposta no Programa Segundo Tempo Universitário, o PST Universitário, divulgado pelo Ministério do Esporte (MEsp), por meio da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNEAELIS). As ações financiáveis do PST Universitário, para implantação de um núcleo de esporte educacional e/ou de formação esportiva, no Centro de Formação de Professores da UFRB, no município de Amargosa, tem valor estimado de R$ 149.300,00.

A UFRB, por meio do curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Formação de Professores (CFP), foi o primeiro lugar na classificação entre as 21 propostas das instituições de ensino superior federais apresentadas para o PST Universitário. O PST Universitário foi retomado pelo Governo Federal depois de cerca de seis anos sem chamamento público para os programas sociais do MEsp.

O Programa apresenta-se como um espaço universal no qual todos os beneficiados participam das práticas corporais com caráter educacional e/ou formação esportiva em ambientes diversificados e com desenvolvimento de trabalhos pedagógicos direcionados, tendo como público-alvo a comunidade universitária de instituições públicas de ensino superior, prioritariamente os estudantes.

O objetivo inicial do CFP é ofertar atividades para 200 estudantes, por um período de 24 meses, com atividades semanais. Todos os estudantes da UFRB estão aptos a se inscreverem, preferencialmente os estudantes do campus Amargosa. "As atividades acontecerão no campus da UFRB, principalmente no Complexo Esportivo do CFP. Terão vários horários, em todos os dias da semana, com intuito de oferecer alternativas para os estudantes de todos os turnos", explica o professor David Romão Teixeira, coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física do CFP/UFRB.

A proposta do CFP aprovada considerou os critérios de Projeto Técnico Pedagógico, o Índice de Desenvolvimento Humano e Característica Demográfica; a formação acadêmica do Coordenador-Geral do Projeto; e o perfil do público/território a ser atendido (povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, ribeirinhas e rural), para destacar o atendimento respeitando a diversidade de territórios e população no público do Programa. Ressalta-se que, o perfil deste público está preceituado no art. 3º, inciso I, do Decreto n.º 6.040/2007.

O professor David Romão explicou que é um projeto piloto que possibilitará ampliar a oferta de atividades esportivas e da cultura corporal para os estudantes da UFRB, para além das ações extensionistas realizadas pelos professores/as do curso de Licenciatura em Educação Física da nossa universidade. "É uma iniciativa que deve ser ampliada para todos os campi em estreita relação com as Políticas de Assistência e de Ações Afirmativas da UFRB, já que é fundamental elevar o padrão cultural dos nossos estudantes, uma vez que é muito difícil encontrar na nossa região a existência de espaços que ensinam os esportes e as demais atividades da cultura corporal como a dança, as lutas, a ginástica de forma gratuita e com qualidade'. David Romão completou "apostamos no empenho da administração da UFRB para rápida conclusão das obras do complexo esportivo para que possamos ampliar o número de beneficiados e a oferta de outras modalidades"

PST Universitário

O Programa Segundo Tempo Universitário nasceu com o objetivo de democratizar práticas corporais com caráter educacional e a formação esportiva em ambientes diversificados e com desenvolvimento de trabalhos pedagógicos direcionados, tendo como público-alvo a comunidade universitária de instituições públicas de ensino superior, prioritariamente o corpo discente.

A implementação e desenvolvimento do PST Universitário tem como objetivos propostosos o estimulo ao universitário a manter uma vida ativa vinculada à prática do esporte educacional e/ou formação esportiva; o oferecimento de práticas corporais que estimulem o desenvolvimento integral dos partícipes; o estimulo aos valores sociais e culturais inerentes às práticas corporais; e a motivação na promoção de ações intersetoriais que integrem a política esportiva educacional com demais setores (educação, saúde, cultura, assistência social, segurança pública, entre outros).

O PST Universitário integra a Ação Orçamentária 20JP – Desenvolvimento de Atividades e Apoio a Projetos de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, elaborado pela SNEAELIS.

Mais informações em esporte.gov.br.

Na dúvida, fale conosco!