Fechar
Página inicial Notícias Egressa da UFRB é aprovada em Programa de Doutorado em Ciência de Dados na Irlanda
Pós-Graduação

Egressa da UFRB é aprovada em Programa de Doutorado em Ciência de Dados na Irlanda

18/09/23 11:55 , 18/09/23 11:56 | 2396
imagem sem descrição.

A egressa dos cursos de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Samara Oliveira Silva Santos, foi aprovada para cursar doutorado na Maynooth University, na Irlanda. O doutoramento será em Ciência de Dados e realizado no SFI Centre for Research Training in Foundations of Data Science, com a temática de Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

Ao longo de sua trajetória como estudante do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, Samara Santos participou de diversos projetos de pesquisa e extensão que enriqueceram sua formação e currículo. Entre eles, o desenvolvimento de pesquisas no grupo de pesquisa Robotics and Artificial Intelligence (RAI) e a publicação de pesquisas na área de Inteligência Artificial em diversos meios científicos, como na Revista Learning and Nonlinear Models, Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional e Congresso Brasileiro de Automática. Em 2022, Samara em conjunto com outros pesquisadores da UFRB publicou os resultados de uma pesquisa sobre aplicação de aprendizado de máquina na detecção de Covid-19 em imagens de raio-x no periódico da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional. 

Além da pesquisa, a estudante também teve a oportunidade de se envolver com  atividades de extensão desenvolvidas na UFRB, como foi o caso de sua participação no Ramo IEEE com o projeto IEEEcoluz, um poste autônomo que utiliza materiais de baixo custo e faz uso de tecnologia simples e acessível, tornando o mesmo um projeto viável e ecológico. Samara também participou ativamente do projeto de extensão CodeUp, iniciativa para promover a participação das mulheres nas áreas de tecnologia e programação no Recôncavo da Bahia.  

Para Samara Santos, o envolvimento na pesquisa e extensão durante os anos de graduação foi um diferencial para aprovação no programa. “Minha formação e trajetória na UFRB desempenharam um papel fundamental na minha aprovação em um programa internacional. Durante as disciplinas, percebi a relevância da pesquisa para a sociedade. A participação em projetos como o Code Up e EEEColuz me permitiu desenvolver habilidades interpessoais essenciais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, que foram valiosas tanto na minha vida pessoal quanto na acadêmica e profissional. Além disso, no grupo de pesquisa RAI, orientado pelo professor André Ottoni, aprofundei meu entendimento sobre a importância da pesquisa e contribuí com trabalhos que foram cruciais para minha aprovação”, explicou.

O professor André Ottoni (CETEC/UFRB), orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Samara e coordenador do grupo de pesquisa RAI, ratifica o envolvimento e dedicação da estudante nas atividades de pesquisa de extensão e complementa: "a aprovação de Samara em um doutorado na Europa é uma grande vitória e deve ser comemorada por toda a comunidade, pois representa a força da mulher nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias no Recôncavo da Bahia". 

Acesse o perfil de Samara Santos no Centro de Ciência de Dados: .data-science.ie/user/samara+santos/?profiletab=main

Leia o artigo publicado por Samara: dx.doi.org/10.21528/lnlm-vol20-no2-art1

Conheça a Maynooth University em: maynoothuniversity.ie

Na dúvida, fale conosco!