Fechar
Página inicial Notícias UFRB comemora 18 anos com campanha 'Nascida no Recôncavo, criada pra nossa gente'
18 anos

UFRB comemora 18 anos com campanha 'Nascida no Recôncavo, criada pra nossa gente'

29/07/23 14:33 , 02/08/23 06:41 | 2345

Ao completar 18 anos de fundação, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança a campanha "Nascida no Recôncavo, criada pra nossa gente", composta de peças de outdoors, produção audiovisual e publicações em mídias sociais oficiais para marcar a data comemorativa, 29 de julho de 2023. A UFRB foi criada pela Lei 11.151, de 29 de julho de 2005, publicada no Diário Oficial da União, de 01 de agosto de 2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Consolidada nacionalmente como instituição inclusiva, de qualidade, culturalmente ativa e socialmente referenciada, a UFRB detém índices respeitáveis nos quesitos reconhecimento de ensino de graduação e de pós-graduação e ações de cultura e extensão.

No ensino de graduação, a UFRB conta com 61 cursos, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos, presenciais e a distância. A avaliação geral dos cursos, executada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação(MEC) determinou o conceito 4 para a UFRB, numa escala em que a nota máxima é 5. A avaliação do INEP considera e avalia as dimensões como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico, desempenho do estudante, entre outros fatores. Entre os cursos da UFRB com avaliação máxima, nota 5, figuram os cursos de licenciatura em Artes Visuais, bacharelado em Engenharia de Produção, bacharelado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais e Tecnologia em Alimentos da Educação do Campo.

Pela excelência e reconhecimento de seus cursos de graduação e pós-graduação, a UFRB em 18 anos, registra a formatura de 13.100 estudantes, distribuídos em seus sete Centros de Ensino, localizados nos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. Muitos desses egressos são os primeiros em suas famílias a terem recebido diploma de nível universitário.

Na última avaliação de programas de pós-graduação, correspondente ao período de 2017-2021, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculado ao MEC, atestou um avanço significativo na qualidade dos 23 programas de mestrado e doutorado da UFRB. Pela primeira vez, o quantitativo de programas de pós-graduação com nota 4 superou o de programas com nota 3. A UFRB teve um crescimento do conceito 3 para 4 em seis programas próprios de pós-graduação e a manutenção do mesmo conceito em outros dois.

Considerando os programas próprios, a UFRB passa a contar com oito programas com conceito 4, dentre estes, as duas pós-graduações que possuem doutorado. Tanto Engenharia Agrícola, quanto Ciências Agrárias, que passou por processo de fusão com Microbiologia e Solos, mantiveram-se com notas competitivas e com boas perspectivas de crescimento no próximo período.

Dos cinco cursos de pós-graduação avaliados com nota 3, quatro são cursos novos - participam do ciclo avaliativo da CAPES pela primeira vez. Os conceitos da Avaliação Quadrienal variam de 1 a 5 para programas que possuem curso de mestrado e somente os programas que têm doutorado podem aspirar às notas 6 e 7, que expressam excelência constatada em nível internacional.

Já os cursos de Mestrado Profissional em Rede, como os de Saúde da Família (ProfSaúde), de Filosofia (Prof-Filo) e de Matemática (PROFMAT) obtiveram nota 4; e o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) obteve nota 5. Os conceitos 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, a avaliação de “regular”, “bom” e “muito bom”, segundo a definição da CAPES.

Em termos de mobilidade acadêmica, a UFRB intermediou para intercâmbio no exterior mais de 270 estudantes em 11 diferentes países do globo. Ao longo de seus 18 anos, a UFRB esteve - e continua - empenhada em fomentar os pilares de ensino, pesquisa, cultura e extensão com excelência pelo Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, com avanços que repercutem e se associam, também, em outros Territórios da Bahia e do Brasil.

Desde a fundação, a UFRB tem como princípios a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; o respeito à liberdade de pensamento e de expressão, sem discriminação de qualquer natureza; a universalidade de conhecimentos; a democracia e transparência na gestão; a integração sistêmica entre educação, trabalho e atuação social; e a valorização e reconhecimento das experiências práticas. A UFRB é resultado da reivindicação da comunidade em busca da democratização do acesso ao ensino superior na Bahia, tornando-se uma Instituição comprometida com a produção e difusão da ciência e da cultura e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

"Nascida no Recôncavo e Criada pra Nossa Gente"

A campanha “Nascida no Recôncavo, criada pra nossa gente” celebra a história e a identidade da Universidade como uma instituição profundamente enraizada no Recôncavo Baiano. Com o slogan "Nascida e Criada", a campanha destaca o orgulho e a conexão da UFRB com a região através de dois vieses: 1. Após 18 anos, a UFRB se considera “criada”. Não somos mais uma Universidade nova, estamos consolidados como uma importante Instituição de Ensino Superior; e 2. A Universidade é nascida e criada no Recôncavo, influenciando e sendo influenciada pela cultura local.

A UFRB cresce com os saberes do Recôncavo, ao passo em que se mostra como oportunidade de estudo e emprego para os moradores da região, além disso, a população é beneficiada com o crescimento das cidades sede dos Centros de Ensino. Para ilustrar essa relação, a Assessoria de Comunicação convidou para a campanha quatro moradores do Recôncavo que tiveram suas vidas impactadas pela Universidade: o estudante Gabriel Moreno, a egressa Francine Sena, a servidora técnica Sida Sardinha e a vendedora autônoma Marinalva Silveira. A relação dos personagens com a instituição é contada através do vídeo da campanha.

Na dúvida, fale conosco!