De forma inédita, o Programa Partiu Estágio do Governo do Estado da Bahia disponibiliza 12 vagas voltadas para o curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Os estagiários selecionados atuarão em unidades educacionais na cidade de Feira de Santana. As inscrições para o Programa estão abertas até 28 de abril.
O curso de graduação em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB é ofertado pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana. A graduação é pioneira no Brasil e possui formação interdisciplinar que tem como objeto de estudo as diferentes tecnologias, entendidas como produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Em sua estrutura, abrange o conhecimento das dinâmicas da acessibilidade, nas suas dimensões arquitetônica e urbanística, comunicacional, metodológica, programática, atitudinal, instrumental e tecnológica, buscando a superação das diferentes barreiras para a autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência, pessoas idosas ou com incapacidades temporárias.
Para João Luiz Carneiro Carvalho, coordenador do curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB, esta iniciativa de estágio demonstra o avanço e a importância das políticas públicas e educacionais em torno da temática, além de contribuir com a profissionalização destes ambientes através das contribuições das e dos estudantes. “Apesar de todo avanço do sociedade ao longo das décadas, as pessoas com deficiência sofreram discriminação de maneira implícita ou explícita, mas pesquisadores e profissionais que estiveram atentos a este problema possuem formação em áreas correlatas e nem sempre possuíam um conhecimento abrangente sobre a área, portanto o estágio em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade permite que as instituições contempladas por este edital disponham de um profissional, embora estagiário, especializado e apto a identificar e propor soluções para melhoria da mobilidade, qualidade de vida e produtividade das pessoas com deficiência e idosas”, afirma.
Programa Partiu Estágio
O Partiu Estágio é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia para garantir oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições públicas. Lançado em 2017, o programa já contratou mais de 14.035 universitários para atuação em órgãos e entidades da administração estadual na região metropolitana e no interior do Estado.
Confira o edital e mais informações em programaestagio.saeb.ba.gov.br.