A partir do mês de dezembro, a inscrição em cursos e eventos realizados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deve ser feito por meio do login único do Governo Federal, o gov.br. O login único facilita o acesso da sociedade aos serviços públicos digitais e possibilita a integração das informações dos cidadãos.
A integração, realizada pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), faz parte das ações previstas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da UFRB e da transformação digital dos serviços do governo federal.
A conta gov.br é uma identificação que reúne, em um só lugar, serviços e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Com ela, a pessoa se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Os usuários podem usar a sua conta gov.br também para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.
O registro de cursos e eventos da UFRB é feito via Módulo de Extensão, no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Anteriormente era necessário realizar um cadastro específico, mas agora com a integração, basta o usuário ter conta no gov.br para realizar a inscrição.
Crie sua conta gov.br.
Confira a lista de cursos e eventos ofertados pela UFRB.
Módulo de Extensão no SIGAA
Desde a implementação do Módulo de Extensão, no SIGAA, em janeiro de 2022, que todos os registros de atividades, inscrições em eventos, download de certificados e envio de relatórios, passaram a serem feitos naquele módulo. Os fluxos, dentro do Sistema, são baseados nos formulários e procedimentos já conhecidos pela comunidade acadêmica. O registro e a certificação são atribuições da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), entretanto dependem de ações da Gestão de Extensão dos centros de ensino, das áreas de conhecimento e da coordenação das atividades, conforme a Resolução 057/2022, que prevê a gestão da extensão de forma descentralizada.