Fechar
Página inicial Notícias Reitor da UFRB participa de posse de Lula, Ministros e Secretários de Estado
Institucional

Reitor da UFRB participa de posse de Lula, Ministros e Secretários de Estado

05/01/23 19:29 , 22/12/23 12:01 | 1012
imagem sem descrição.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué dos Santos, participou entre os dias 1º e 3 de janeiro, de um conjunto de cerimônias de posse dos Governos Federal e Estadual.

No dia 1º de janeiro, o reitor participou da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Mais especificamente, no turno da tarde, o reitor acompanhou a programação realizada no Palácio do Planalto e, à noite, participou da recepção ocorrida no Palácio do Itamarati.

Lula assumiu como o 39° presidente da República o terceiro mandato, 12 anos após deixar o poder e após cerca de 6 anos do Golpe de 2016.

No dia seguinte à posse do presidente Lula, segunda-feira (2/1), o reitor participou, ainda em Brasília, de uma agenda intensa, acompanhando a posse de quatro ministros.

Pela manhã, Fábio Josué esteve na cerimônia de posse do novo ministro da Educação, ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC).

Em trecho de seu discurso, Camilo afirmou que já pediu um levantamento “de todas as obras que estão paralisadas, sejam creches, escolas, universidades, campi, para garantir a retomada imediata dessas obras tão importantes para os jovens e as crianças desse país”. Afirmou ainda que fará um plano para recuperar a “qualidade da merenda escolar” e a “a credibilidade do ENEM”, além de medidas para a “retomada do FIES e Prouni".

Santos destacou ainda que o ministro defendeu a necessidade de avançar na construção de um Sistema Nacional de Educação, da Educação Infantil à Pós-graduação; anunciou a retomada de construção de canais de participação com toda a sociedade, inclusive para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação; e sinalizou para a necessidade de recomposição do orçamento da pasta, com aumento de recursos para as Universidades.

À tarde do dia 2, Fábio Josué participou da cerimônia de posse da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na sede do MCTI. Em seu discurso, a ministra elencou como prioridades da nova gestão a recomposição do orçamento da área e execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); atualização dos valores das bolsas de pesquisa do CNPq; políticas para o acesso de jovens à universidade e o apoio a projetos estruturantes em parcerias com outros ministérios e instituições de fomento.

Anteriormente, na mesma tarde, o reitor participou da posse do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que ocorreu no Palácio do Planalto.

À noite, Santos participou da posse da nova ministra da Cultura, a cantora e ativista cultural baiana, Margareth Menezes, que ocorreu no Museu Nacional da República, evento que marcou a recriação da pasta, extinta no governo de Jair Bolsonaro.

Na manhã da terça-feira, 3/2, em Salvador, Fábio Josué participou da posse do secretariado do Governo Estadual, em cerimônia ocorrida uma tenda instalada na área verde em frente à Assembleia Legislativa da Bahia no CAB (Centro Administrativo da Bahia).

posses1

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu posse a 25 secretários estaduais, bem como chefe de Gabinete, que tem status de subsecretaria, e a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI).

Em virtude da incompatibilidade de agenda, o reitor não pode participar da posse do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na manhã do dia 1º, sendo representado pela diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), professora Dyane Brito Reis Santos.

A participação do reitor nos eventos políticos busca ampliar o networking, ou seja, a rede de relacionamentos e de contatos, conhecer e conversar com os futuros gestores públicos estaduais e federais. As ocasiões foram oportunas para cumprimentar os novos gestores, apresentar-nos e abrir perspectivas de conversas futuras para tratar das pautas da UFRB. Segundo o reitor, em vários diálogos com parlamentares, sobretudo da bancada federal, foi apresentada a pauta da recomposição do orçamento das Universidades com ênfase especial para as demandas da UFRB. Também, foram apresentados pedidos de audiência para tratar de assuntos relativos à UFRB.

Confira fotos:

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.

Na dúvida, fale conosco!