A turma da disciplina de Agroecologia esteve em Campina Grande, Paraíba, no semi-árido nordestino, para conhecer as tecnologias agroecológicas desenvolvidas para convivência com a seca e participar do I Seminário sobre Agroecologia e Sustentabilidade em Agroecossistemas Semi-áridos.
A turma foi recepcionada pelo Eng. Agrônomo e Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco Marlon Garrido, que é ex-aluno da antiga escola de Agronomia/UFBA.
Os alunos, acompanhados da Professora Franceli Silva, que ministra a disciplina, visitaram propriedades de agricultores familiares assistidos pela ASPTA, Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa.
Segundo a Professora Franceli, a visita foi instrutiva e interessante, pois os estudantes comprovaram in loco os efeitos benéficos da agroecologia no semi-árido. O agricultor Sr. Luiz Souza, que recebeu o grupo em sua propriedade, mostrou com orgulho o consórcio de milho/feijão/algodão e palma. A turma concluiu que a indissociabilidade do conhecimento é fundamental nas pesquisas e no dia a dia do agricultor, tornando possível a realização da agricultura agroecológica.
O grupo da UFRB teve a oportunidade ainda de se hospedar na casa da família do escritor nordestino Ariano Suassuna, onde a história se faz presente em cada objeto e cada cômodo do local.
{gallery}noticias/semiarido{/gallery}