Fechar
Página inicial Notícias UFRB realiza missão internacional do Programa CAPES/Brafagri na França
Internacionalização

UFRB realiza missão internacional do Programa CAPES/Brafagri na França

21/12/21 14:39 , 21/12/21 14:55 | 1393
imagem sem descrição.

A professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Roberta Bruschi coordenou a Missão Internacional da CAPES/Brafagri entre os dias 6 e 10 de dezembro, na França. Com o intuito de aprimorar o programa e buscar novas parcerias, a professora visitou três instituições, nas cidades de Bordeaux, Dijon e Toulouse, e nelas participou de reuniões com coordenadores locais, estudantes do programa e estudantes franceses.

O programa Brafagri, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo desenvolver projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França, pretendendo estimular a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Para a professora Roberta Bruschi, a Brafagri é de grande relevância, pois estimula a internacionalização na vida acadêmica, o fortalecimento e desenvolvimento da pesquisa entre os países envolvidos e transforma não só a vida do estudante, mas também de toda a sua família. “Todos aprendem e começam a se interessar em aprender novas línguas, fazer intercâmbio, assim, trazendo novidades para nosso país”, afirma.

A mobilidade conta atualmente com cinco estudantes de Agronomia e três de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB que participam dos projetos: 1. Bordeaux Sciences Agro, Agrosup Dijon, Vetagro Clermont Ferrand e 2. Ensat Toulouse, Supagro Montpellier, Engees Strasbourg.

Rafael Firmo, estudante de Agronomia e participante do intercâmbio, conta que durante os encontros, assuntos como necessidades, dificuldades e bem-estar dos estudantes foram discutidos. “Acredito que todo estudante, assim como eu, outros colegas também, se sentem mais acolhidos e mais tranquilos quando a professora vem e busca entender como a gente está, busca ajudar de alguma forma”, ressalta.

Confira fotos:

Na dúvida, fale conosco!