UFRB realizou Seminário: Reordenamento do Espaço Físico do Campus de Cruz das Almas
14/06/08 05:29
,
13/01/16 15:27
|
2125
O Seminário: Reordenamento do Espaço Físico do Campus de Cruz das Almas, realizado durante todo o dia 19 de junho, no Auditório da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, reuniu pequenos agricultores residentes no Campus, representantes dos movimentos sociais, professores e estudantes da UFRB.
Organizado pela Assessoria Especial para Projetos Estratégicos, o Seminário é uma proposta para discutir e analisar, em conjunto com a comunidade acadêmica e com os movimentos sociais, o uso do Campus da Universidade. O Professor Geraldo Sampaio Costa, Assessor Especial, acredita que boas alternativas de reordenamento surgirão do diálogo proporcionado no evento.
Na abertura, às 9h, os Professores Paulo Gabriel Nacif, Reitor e Sílvio Soglia, Vice-reitor, deixaram claro que o momento era de democracia, diálogo e coerência para resolver as questões do uso territorial da UFRB. A reitoria da UFRB, atualmente, integra dois ex-alunos, agrônomos com visão humanista e professores da casa há muito tempo. Professor Paulo afirmou que a hora de administrar este processo de reordenamento, em conjunto com os movimentos sociais, que terão participação estratégica, é agora, na conjuntura atual de governo federal e estadual.
Professor José Aécio Rodrigues, primeiro palestrante do evento, disse que estava vivendo um momento histórico e significativo. Ele integrou uma comissão de professores que, há 13 anos, realizou um estudo sobre o reordenamento. Poder apresentar este trabalho novamente, tendo em vista a possibilidade concreta de efetivar resultados e sugestões do estudo, segundo ele, é gratificante.
Professor Amilcar Baiardi apresentou dados de uma pesquisa realizada entre 2002 e 2004, que atualiza o cadastro de famílias ocupantes do Campus e retrata como é esta ocupação.
A Professora Elisabeth Bittencourt apresentou as propostas da administração central, que consistem em ouvir a comunidade e criar as possíveis alternativas para o reordenamento.
Pela tarde, foi formada uma Mesa Redonda com a participação de Movimentos Sociais no Campo.
Os próximos passos da Assessoria Especial de Projetos Estratégicos, a partir dos resultados do Seminário, é iniciar um levantamento de dados para atualizar as informações existentes e numa nova oportunidade, congregar os mesmos atores para novas discussões.
{gallery}noticias/reordenamento_01{/gallery}
{gallery}noticias/reordenamento_01/evento{/gallery}