Fechar
Página inicial Notícias Nota de repúdio do CONAC ao crime de racismo contra João Alberto
Nota

Nota de repúdio do CONAC ao crime de racismo contra João Alberto

25/11/20 18:49 , 25/11/20 18:49 | 2400

O Conselho Acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CONAC/UFRB) vem a público manifestar o seu veemente repúdio ao assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas, nas dependências do supermercado Carrefour, na cidade de Porto Alegre, no dia 19 de novembro do corrente ano.

Após o violento episódio, surgiram narrativas que buscaram descaracterizá-lo como crime de racismo e, como em outras ocasiões, tornar a vítima culpada. Infelizmente, para o povo negro, construções como estas não tem sido novidade, vez que uma das marcas do racismo estrutural é a sua capacidade de tratar a violência contra os corpos negros como natural e socialmente aceita. Assim, como nos tempos da escravidão, a presença negra nos espaços públicos e privados ainda parece ser um crime de cor e, por isso, banalizam-se às vidas negras.

A UFRB, majoritariamente negra, situada numa das regiões mais afrodescendentes do país, como instituição socialmente referenciada e politicamente comprometida, reafirma seu compromisso institucional na luta contra o racismo e todas as formas de discriminação, e na construção de uma sociedade plural, inclusiva e efetivamente democrática. Desse modo, a UFRB se coloca na trincheira da luta antirracista.

Cruz das Almas, 25 de novembro de 2020.

Fábio Josué Souza dos Santos
Presidente do CONAC/UFRB

Na dúvida, fale conosco!