A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou hoje, 29 de abril, os resultados preliminares dos Editais 001/2020 e 002/2020, lançados no início de janeiro, referentes respectivamente ao Programa Residência Pedagógica (RP) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).
Os resultados colocam a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em posição de destaque nacional e estadual. No Pibid, a UFRB logrou a 18ª posição nacional entre as 294 Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, que apresentaram propostas a este programa. Na classificação estadual, a UFRB ficou em 1ª colocação entre as 11 instituições baianas que submeteram propostas. Também no Programa de Residência Pedagógica, a UFRB obteve evidência: alcançou a 30ª posição geral entre as 270 IES que concorreram ao edital e, novamente, logrou a 1ª posição estadual entre as 12 IES baianas. Em ambos os programas a UFRB alcançou a 7ª na classificação entre as IES do Nordeste.
As pontuações alcançadas pelos projetos institucionais apresentados pela UFRB foram proeminentes. No Pibid, a UFRB obteve 950 pontos de uma nota máxima 1.000, no item Análise de Mérito; e 379,61 pontos de 500 possíveis, no item Avaliação de Indicadores, alcançando assim pontuação total de 1.329,61 dos 1.500 admissíveis. No Programa Residência Pedagógica, a UFRB obteve 930 pontos no item Análise de Mérito e 381,91 pontos no item Avaliação de Indicadores, perfazendo 1.311,91 numa escala máxima de 1.500. A pontuação por mérito é critério aplicado pela Capes para construir a classificação das 250 IES a serem contempladas nos programas.
As IES que tiveram projetos aprovados serão apoiadas com a concessão de bolsas para estudantes dos cursos de licenciatura, docentes das escolas básicas parceiras que atuarão como supervisores/preceptores dos graduandos e docentes das universidades que atuarão como coordenadores/orientadores dos projetos. Conjuntamente, os dois editais ofertarão 60.192 bolsas para estudantes da licenciatura no país.
A UFRB já participa do Pibid desde 2010 e do Programa Residência Pedagógica desde 2018. Os projetos institucionais dos editais anteriores foram encerrados no início deste ano e com o lançamento de novos editais a Universidade mobilizou-se para submeter novas propostas, mesmo estando num período de férias, nos meses de janeiro e fevereiro.
Nos editais atuais os programas sofreram alterações em relação às edições anteriores. Foram definidas, por exemplo, “áreas prioritárias” (Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química) e “áreas gerais” (Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Geografia, História, Informática, Sociologia, Filosofia e as licenciaturas Intercultural Indígena, em Educação do Campo e em Pedagogia). Para esta edição, 60% das vagas contempladas pela IES serão reservadas para as chamadas áreas prioritárias.
A UFRB apresentou projetos envolvendo os cursos de licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Educação do Campo: Ciências Agrárias, Educação do Campo: Matemática e Ciências Naturais, Educação Física, Filosofia, Física, História, Interdisciplinar em Artes, Letras, Matemática, Música Popular Brasileira, Pedagogia e Química, envolvendo todos os Centros que possuem cursos de formação de professores (licenciaturas).
Segundo a professora Karina Cordeiro, pró-reitora de Graduação da UFRB, “a classificação alcançada, dentre as propostas apresentadas à Capes, coloca a UFRB como uma instituição de referência no cenário nacional. Isso nos orgulha, especialmente por reconhecermos o esforço do coletivo de docentes engajados na elaboração destes projetos. Já temos uma experiência consolidada com o Pibid, iniciada em 2010 e nos últimos dois anos ampliamos nossas ações por meio do Residência Pedagógica. Isso somado demonstra o compromisso institucional da UFRB com a educação brasileira, em especial na formação de professores”.
Para o reitor da UFRB, professor Fabio Josué, “As bolsas do Pibid e do Residência Pedagógica contribuirão para qualificar a experiência formativa de nossos estudantes na licenciatura, inserindo-os de forma acompanhada no seu futuro ambiente de trabalho; estreitará ainda mais a nossa relação com a escola básica; e contribuirá para a permanência estudantil na Universidade”. O reitor destacou o trabalho coletivo realizado e a dedicação dos envolvidos na construção da proposta: “Parabenizo a pró-reitora de Graduação, Profa. Karina Cordeiro e sua equipe, os Coordenadores Institucionais dos programas, professores Jaylson Teixeira (Pibid) e Alex Verdério (Residência Pedagógica), as direções de Centros e as Coordenações dos cursos, bem como os demais professores e técnicos administrativos envolvidos, pelo esforço e articulação na elaboração dos projetos institucionais, bem como pelo resultado alcançado”.
A instituição aguarda a publicação do resultado final para divulgar oficialmente o quantitativo de vagas conquistadas, bem como as etapas dos programas internamente. "A expectativa é que possamos obter o maior número possível de bolsas, conforme nossas solicitações nos projetos institucionais apresentados", disse o reitor Fábio Josué.
Pibid
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos estudantes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O programa concede bolsas no valor de R$400,00 mensais a alunos de cursos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos pelas IES em parceria com as redes de ensino.
Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola parceira (supervisor) e por um docente da IES participante do programa.
Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é outra ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica exercitando de forma ativa a relação entre teoria e prática na formação profissional docente. Igualmente ao Pibid, o estudante selecionado pelo RP recebe uma bolsa e será acompanhado por um professor da escola básica, denominado preceptor e um professor da universidade participante do programa, denominado orientador.
Com informações da Redação CCS/CAPES e do DOU.