Fechar
Página inicial Notícias UFRB divulga normas da Lista de Espera e Cadastro Seletivo para cursos de graduação
SISU 2020.1

UFRB divulga normas da Lista de Espera e Cadastro Seletivo para cursos de graduação

29/01/20 08:55 , 07/02/20 08:15 | 11205

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga edital com normas para preenchimento de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para alunos que fizeram sua inscrição no SiSU e não tiveram seus nomes divulgados na chamada regular – em 1ª ou 2ª opção.

O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Lista de Espera e o Cadastro Seletivo da UFRB são dois processos seletivos, independentes, que possibilitam aos candidatos que se inscreveram no SiSU de ingressarem nos cursos de graduação da UFRB, no semestre letivo de 2020.1.

Estão previstas uma chamada para a Lista de Espera e duas chamadas para o Cadastro Seletivo.

Para o candidato constar na Lista de Espera, deve confirmar seu interesse em vaga de curso de graduação, no período de 29 de janeiro até o dia 04 de fevereiro, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.

O candidato somente poderá manifestar interesse na Lista de Espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição no Sisu, na respectiva modalidade de vaga.

A divulgação da chamada da Lista de Espera acontece no próximo dia 07 de fevereiro.

Cadastro Seletivo

Outra chance de entrar na UFRB é o Cadastro Seletivo, que requer nova inscrição online.

Após a convocação dos candidatos da Lista de Espera SISU 2020.1, todos os demais candidatos relacionados nessa lista, que não foram convocados para a pré-matrícula, independentemente de sua classificação, deverão confirmar seu interesse em participar do Cadastro Seletivo, exclusivamente online, no sistema da UFRB, com vistas a continuar concorrendo às vagas porventura existentes de seu respectivo curso.

As confirmações de interesse em participar do Cadastro Seletivo serão realizadas durante o período de 07 até 13 de fevereiro, horário oficial da Bahia, por meio do endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

Para ter acesso ao sistema, o candidato deverá inserir o número do CPF e o número do ENEM 2019.

O candidato que não confirmar, no sistema da UFRB, seu interesse em participar do Cadastro Seletivo, no período citado, não poderá fazê-lo em outra data, pois será considerado formalmente desistente e não será convocado em nenhuma hipótese, independente de sua classificação na Lista de Espera SISU 2020.1.

Chamadas

Estão previstas uma chamada para a Lista de Espera e duas chamadas para o Cadastro Seletivo, divulgadas por meio do endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

As realizações das chamadas do Cadastro Seletivo estarão condicionadas à existência de vagas disponíveis, que não foram ocupadas, ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou cancelamentos das chamadas do SISU e da Lista de Espera 2020.1, e obedecerá rigorosamente a ordem de classificação e modalidade de vaga.

A divulgação da 1ª Chamada do Cadastro Seletivo acontecerá no próximo dia 14 de fevereiro.

A divulgação da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo acontecerá no próximo dia 05 de março. A pré-matrícula dos candidatos convocados acontece no período de 09 a 11 de março.

Os candidatos convocados na segunda chamada do Cadastro Seletivo deverão ingressar imediatamente, após a efetivação da pré-matrícula, considerando a iminência do semestre letivo. Não há previsão de reposição de atividades ou avaliações porventura realizadas.

Cotas

A política de reserva de vagas se mantém nos dois processos seletivos. Serão considerados os mesmos critérios da verificação da política de reservas de vagas das modalidades L1, L1D, L2, L2D, L3, L3D, L4, L4D, A1 e PCD estipulados no Edital nº 33/2019, do Processo Seletivo do SiSU - Primeira Edição de 2020, no item 5 e seus subitens.

Os candidatos convocados para ocuparem as vagas reservadas nas modalidades L1D, L2, L2D, L3D, L4, L4D, A1 e PCD deverão, obrigatoriamente, comparecer para aferição da veracidade da autodeclaração e/ou para apresentação da documentação exigida para comprovação da deficiência à respectiva Comissão no local (edifício), datas e horários a serem informados juntamente com a publicação dos resultados.

Os documentos necessários estão descritos no edital.

Etapas da matrícula

A matrícula compreenderá duas etapas. A pré-matrícula, que consiste no registro do candidato convocado mediante apresentação e entrega de documentos junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), Campus Cruz das Almas, é a primeira etapa.

A pré-matrícula dos candidatos convocados da Lista de Espera ocorrerá no período de 10 a 13 de fevereiro. Já para os candidatos convocados na 1ª Chamada do Cadastro Seletivo a pré-matrícula ocorrerá nos dias 19, 20, 21, 27 e 28 de fevereiro, das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Campus Cruz das Almas. 

Após essa etapa, acontece a confirmação de matrícula, que consiste na retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e confirmação do vínculo junto ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico - NUGTEAC do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso.

O período de confirmação de matrícula para os pré-matriculados da Lista de Espera e da 1ª chamada do Cadastro Seletivo é de 26 de fevereiro a 02 de março. Para os pré-matriculados da 2ª chamada do Cadastro Seletivo é de 11 a 13 de março.

A confirmação da matrícula será realizada nos horários de funcionamento dos respectivos NUGTEACs.

Para realizar a confirmação da matrícula, o estudante ingressante deverá apresentar documento de identificação com foto. A pré-matrícula e a confirmação de matrícula poderão ser realizadas por procurador, desde que legalmente constituído, devendo apresentar documento de identificação com foto (original e cópia) e procuração devidamente preenchida e assinada.

O não comparecimento do candidato ou seu procurador no local, horários e datas estipulados para a realização de alguma das etapas da matrícula (pré-matrícula e/ou confirmação de matrícula), ou a não apresentação de alguma documentação, formulários e/ou declarações exigidas, implicará na não efetivação da matrícula.

Dúvidas

Dúvidas e informações suplementares quanto ao processo seletivo poderão ser respondidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos no email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Dúvidas referentes à documentação para pré-matrícula deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico nos emails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Na dúvida, fale conosco!