Fechar
Página inicial Notícias Programa substitui 6 mil lâmpadas da UFRB e consumo de energia deve ser reduzido
Institucional

Programa substitui 6 mil lâmpadas da UFRB e consumo de energia deve ser reduzido

22/10/19 19:13 , 25/10/19 08:26 | 1870

Quem acompanha a rotina de pagar as contas em casa sabe que a conta de luz pode pesar muito no orçamento. Na Universidade não é diferente. Por isso, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aderiu ao programa de eficiência energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

A instituição foi contemplada com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED, mais econômicas, que podem reduzir em até 40% o consumo de energia das lâmpadas do campus Cruz das Almas, segundo apontam os técnicos da Coelba.

A novidade é resultado de uma parceria entre Coelba e a UFRB. Na prática, será feita a substituição de mais de 6 mil lâmpadas convencionais de todas unidades do campus Cruz das Almas.  

Técnicos da Coelba realizam troca de lâmpadas
Técnicos da Coelba realizam troca de lâmpadas.

Segundo o supervisor das atividades da Coelba, Levi Júnior, a economia gerada pelas mudanças pode ser significativa. “A redução de consumo na conta de energia nas intituições pode chegar a 40% em relação à lâmpada comum”, explica.

O pró-reitor de Planejamento (PROPLAN) da UFRB, José Joaquim Ramos, destacou a importância da parceria no momento em que a instituição faz uma série de esforços para redução de gastos devido às restrições orçamentárias. “Fizemos um levantamento do perfil de consumo da universidade e das lâmpadas dos nossos espaços físicos e após um processo de diálogo com a Coelba fomos contemplados com esse quantitativo de lâmpadas que vai nos ajudar na utilização racional da energia elétrica”, disse.

Lâmpadas novas - A troca das lâmpadas já começou no último dia 15 de outubro na biblioteca do campus. “A estimativa é de que a troca esteja concluída no período de um mês. Para a Companhia é fundamental cumprir um papel de responsabilidade social. Em ações como essa conseguimos fazer uma redução tanto para o sistema quanto para a unidade a partir do uso eficiente da energia”, comentou um dos supervisores de energia de campo da Coelba, Agnaldo dos Santos.

Segundo a Coelba, os projetos de eficientização energética têm como objetivo encontrar formas de reduzir o consumo de energia em residências, instituições públicas ou de caridade.

Descarte - De acordo com o pró-reitor de Planejamento a iniciativa visa também a retirada e o descarte adequado das lâmpadas que serão substituídas, combatendo o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado de resíduos.

O supervisor de campo Agnaldo dos Santos, relata como a Companhia faz a destinação final das lâmpadas. “Vamos recolher, identificar, embalar e posteriormente outra equipe encaminha para destinação final. É preciso fazer a extração do mercúrio, e em seguida a destruição do material destinado para um aterro sanitário específico", explica.

Na dúvida, fale conosco!