Quatro curtas-metragens de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão entre os 21 selecionados para exibição no III Festival Universitário de Cinema de Brasília – FestUni.
As obras escolhidas foram “Arco do Tempo”, de Juan Rodrigues; “Crianças do Milênio”, de Reifra e Carlos Henrique Souza; “Cabelos Brancos”, de Lina Cirino e Elza Cirino e “O que a gente faz agora?”, de Mari Pontes.
A relação dos filmes selecionados para exibição foi divulgada no último dia 19 de agosto na página oficial do evento no Facebook. As exibições serão feitas no período de 10 a 13 de outubro, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (Asa Norte).
Histórico
Em duas edições o FestUni recebeu cerca de 330 filmes inscritos e dentre eles foram 40 selecionados para as mostras competitivas. Foram entregues 7 prêmios dentro de categorias como Melhor Filme, Melhor Direção e Júri Popular, além de 5 menções honrosas. O período do evento também proporcionou diversos debates e rodas de conversa sobre a cena e a produção audiovisual universitária, sempre com a presença de realizadores vindos de diversos estados do Brasil, fazendo assim possível uma troca de vivências sobre suas experiências na área.
Na primeira edição, em 2017, a UFRB foi reconhecida com o curta "O arco do medo", de Juan Rodrigues, que ganhou como melhor filme de curta-metragem, e "Fervendo", de Camila Gregório, vencedora como melhor direção.
Na ocasião, pela produção de ex-alunos, o filme “Café com Canela”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa Duarte, levou o Prêmio Petrobrás de Cinema de melhor longa-metragem (Júri Popular) e dois Prêmios Candangos do Júri Oficial, melhor roteiro e melhor Atriz (Valdinéia Soriano).
Em 2018, a UFRB participou da segunda edição do FestUni com os curtas “Sair do armário”, de Marina Pontes; e “Mãe?”, de Antônio Victor.