Fechar
Página inicial Notícias Universidades do Nordeste se reúnem para discutir parceria com Soka Gakkai
Externa

Universidades do Nordeste se reúnem para discutir parceria com Soka Gakkai

19/02/19 18:01 , 20/02/19 15:56 | 1542
Representantes das instituições se reuniram com o objetivo de tratar sobre o estabelecimento de cooperação interinstitucional entre as IFES e a entidade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Representantes das instituições se reuniram com o objetivo de tratar sobre o estabelecimento de cooperação interinstitucional entre as IFES e a entidade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi sede de reunião com reitores e reitoras das Instituições de Ensino Superior da região (IFES-Nordeste) para tratar sobre parceria com a Soka Gakkai internacional (SGI), uma organização não governamental filiada à Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fundamental promover a paz e o respeito pela dignidade humana e desenvolve projetos nas áreas de educação, artes, ciências e saúde, entre outros.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, a reunião é um chamado para parceria em rede das universidades do Nordeste com a entidade mundial Soka Gakkai. “Eu acho que é muito em função da dimensão que ela tem na área da educação, a compreensão que ela tem sobre qual o papel da educação humanística e do mundo”, explica.

Ainda de acordo com o reitor, todos os representantes das universidades presentes assinaram um protocolo de intenções, “apontando e dizendo para a SGI que estamos à disposição para fazermos essa parceria”.

O presidente da Soka Gakkai no Brasil, Miguel Shiratori, que também esteve presente na reunião, foi o responsável pela intermediação. “Ele levará para o Japão e trará de lá um retorno sobre quais atividades poderão ser dialogadas conosco a respeito dessa parceria. Então é um protocolo que aponta o caminho para essa parceria em rede das 18 universidades do Nordeste”, conta Sílvio.

Segundo Miguel Shiratori, esse acordo é o princípio de um grande trabalho em prol do desenvolvimento do cidadão nordestino. “O princípio do nosso movimento é a criação de valores humanos fundamentados na formação humanística. Então o que nós nos propomos a contribuir é compartilhar dessa filosofia, desse pensamento, desse ideal. Porque acreditamos que o ponto básico da transformação de uma sociedade parte da transformação do cidadão”, explica o presidente.

Sobre a Soka Gakkai

A Soka Gakkai International (SGI) é uma organização budista de base comunitária que promove a paz, a cultura e a educação centradas no respeito pela dignidade da vida. Os membros da SGI defendem a filosofia humanista do Budismo.

Informações da Ascom UFS.

Na dúvida, fale conosco!