Fechar
Página inicial Notícias UFRB apoia projeto que treina profissionais do turismo e cultura no Recôncavo
Terreiros Criativos

UFRB apoia projeto que treina profissionais do turismo e cultura no Recôncavo

22/05/18 16:06 , 22/05/18 16:09 | 1227
Foto: Moniz Comunicação
imagem sem descrição.

Especialistas das áreas de história e antropologia, educadores e professores universitários, mestres populares e até sacerdotes do candomblé estão treinando profissionais de cultura, integrantes de terreiros de candomblé, guias e condutores de turismo dos municípios de Cachoeira, São Félix e imediações. Trata-se do Projeto ‘Terreiros Criativos’ que em três meses pretende aprimorar os serviços de turismo na região do Recôncavo.

A Associação dos Guias e Condutores de Turismo do Vale do Paraguaçu (ACTUP) é a entidade autora da iniciativa, patrocinada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Turismo (Setur), com apoio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O projeto conta ainda com parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do seu Centro de Artes e Humanidades e Letras (CAHL).

As aulas começaram no último dia 14, no Museu da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira, com a palestra de abertura ‘Cultura e religiões de matriz africana’ do historiador e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO/UFBA, Cacau Nascimento. A grade de cursos e treinamentos continua até meados de junho. “Também teremos visitas a monumentos históricos de Salvador e Recôncavo, além de vistorias técnicas a terreiros de candomblé”, relata Alexssandro Simão, presidente da ACTUP.

Diáspora e inclusão - Na quarta-feira (23) à noite, a doutoranda pela Universidade de Málaga, Lara Silveira, faz palestra sobre ‘Turismo e Sustentabilidade’. Na quinta-feira (24) será a vez do doutor em História Social pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor da URFB, Walter Fraga, discorrer sobre a ‘História Africana e Diáspora – negros na Bahia’, além da ‘Formação Socioeconômica do Recôncavo e o Papel dos Terreiros’. Finalmente, na sexta-feira (25) à tarde, o cantor, compositor e instrumentista, Amadeu Alves, fala sobre ‘A inclusão social como combate à intolerância – práticas culturais e ambientais no Abaeté’, como representante da SecultBA.

A partir do dia 28, ocorrem palestras e oficinas sobre turismo e patrimônio cultural, desenvolvimento de produtos, roteirização, turismo étnico, empreendedorismo, gastronomia, educação patrimonial, comunicação e mídias, roteirização e aulas práticas, dentre outros temas. “No dia 1° de junho está prevista uma Noite Cultural aberta ao público com oficinas de cantoria e música instrumental étnico-religiosa”, infoma Simão. Em meados de junho acontecerá a apresentação final dos projetos, avaliação interna e entrega de certificados.

Novas vagas - A participação no Projeto ‘Terreiros Criativos’ é gratuita, voltada para profissionais da cultura, integrantes de terreiros tombados, guias e condutores de turismo. Pessoas interessadas ainda podem se inscrever como alunos ouvintes em novas vagas ou outras modalidades a serem discutidas.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e telefones (75) 98245.1045 e (71) 99154-5965.

Com informações de Moniz Comunicação.

Na dúvida, fale conosco!