O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, encontrou-se nesta sexta-feira, 4 de maio, em Portugal, com o presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), José Augusto Pacheco, para uma avaliação do Doutorado Interinstitucional (DINTER). A instituição portuguesa é a responsável pela formação de um grupo de 27 novos doutores, que são professores e servidores técnicos da UFRB.
Segundo Pacheco, 19 dos discentes já defenderam o doutorado e 8 estão em fase final. O presidente do Instituto de Educação destacou que as teses defendidas tiveram muita qualidade e a experiência de parceria foi muito exitosa.
O reitor da UFRB destacou o comprometimento dos alunos e das coordenadoras do DINTER. Para o professor Leandro Almeida, diretor do programa de doutoramento em Ciências da Educação da UMinho, a instituição portuguesa tem agora uma oportunidade única. "Com a qualidade garantida na formação dos novos doutores, há que se fortalecer publicações, projetos de investigação, orientações e co-orientações entre as duas instituições", disse.
Na sequência, o reitor da UFRB foi recebido pelo reitor da UMinho, Rui Vieira, que diante do sucesso do DINTER, destacou que o modelo de parceria entre as instituições abre caminho para novas iniciativas. A UFRB e a UMinho celebraram um novo protocolo de cooperação entre as instituições, que deve contemplar, além das Ciências da Educação, novas áreas, como as Engenharias, a Comunicação e Cultura.
O reitor Silvio Soglia reuniu-se ainda com a presidência do Instituto de Ciências Sociais e a Direção do Centro de Cultura e Sociedade, para analisar a criação de aditivos no protocolo de cooperação, que permitam o intercâmbio de estudantes de graduação.
Missão da UFRB em Portugal
A missão internacional da UFRB em Portugal teve início no dia 30 de abril e segue até o dia 10 de maio, com uma programação que inclui visitas e reuniões a instituições conveniadas. Além da UMinho, o reitor visitou o do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no dia 2 de maio, onde esteve reunido com estudantes em mobilidade. Todos falaram com orgulho da UFRB e da experiência internacional. Três estudantes estão no Programa de Dupla Diplomação do curso de Agronomia. Ao final da mobilidade, em fevereiro, serão diplomados com o título de mestres em Agroecologia e bacharéis em Agronomia.
O reitor continua a missão na Universidade de Lisboa (ULisboa) e na Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta (UAB/Porto). Participa ainda do Colóquio “Realidades e Perspectivas da Educação à Distância nos Países de Língua Portuguesa”.
Com informações de Alene Lins.
Confira as fotos: