Fechar
Página inicial Notícias Serviço de Psicologia da UFRB realiza acolhimento para mães pós-parto
MATERNIDADE

Serviço de Psicologia da UFRB realiza acolhimento para mães pós-parto

30/04/18 11:40 , 30/04/18 11:40 | 2473
imagem sem descrição.

O Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Santo Antônio de Jesus, divulga período de inscrição para encontros com mães pós-parto (em puerpério) com crianças de até três anos de idade, para participarem das discussões do Grupo Maternar.

As inscrições para as mães acontecem até o dia 04 de maio, no Serviço de Psicologia. O grupo Maternar tem o objetivo de reunir mães que queiram compartilhar suas angústias, dilemas e desafios. O Serviço de Psicologia é ciente de que a fala, o acolhimento e a escuta podem promover transformações.

O grupo a ser formado, de dez mães em puerpério, que podem estar acompanhadas de suas crianças no ambiente dos encontros, visa discutir a adaptação emocional à maternidade; a vivência da amamentação; a expectativa e a realidade com a chegada do bebê; depressão pós-parto; readaptação conjugal e os papéis materno e paterno; sexualidade na pós-maternidade; e maternidade e a rotina de trabalho e estudo.

O grupo Maternar irá se encontrar, quinzenalmente, as terças-feiras, das 16h30min às 18h, no Serviço de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde. O primeiro encontro está agendado para o dia 08 de maio.

Grupo Maternar

A experiência da maternidade após o parto é intensa e única. Os primeiros meses com o bebê podem ser momentos de grandes alegrias e descobertas, mas também trazem uma montanha-russa de sentimentos e vários desafios ao longo do caminho. Com o nascimento de uma criança muita coisa é reposicionada: relações afetivas, trabalho, hábitos, desejos, prazeres, necessidades e sonhos. Nesse processo, muitas mulheres se sentem sozinhas, culpadas, desamparadas, angustiadas e tristes.

O Serviço de Psicologia da UFRB busca acolhê-las e ajudar a transformar essa percepção em sentimentos positivos.

Na dúvida, fale conosco!