A gerente adjunta da Unidade de Acesso a Mercado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), economista Alessandra Giovana Oliveira Borges foi à palestrante de abertura da Sexta da Oportunidade, falando sobre "Tendências de Negócios", no auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas.
A Sexta da Oportunidade consiste na realização de uma série de palestras a respeito da temática do Empreendedorismo, para quem quer começar um negócio ou ampliar a capacidade do já existente.
O projeto envolve uma parceria entre a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), a Coordenação e Criação e Inovação (CINOVA), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o SEBRAE.
Acompanhada do gerente regional do SEBRAE, Carlos Henrique Nunes de Oliveira, Alessandra Borges interagiu com os alunos, técnicos administrativos, professores e demais convidados presentes a palestra.
Ela respondeu diversos questionamentos e apontou entre os caminhos para ganhar e/ou ampliar a conquista do mercado a motivação e estímulo a equipes, dando vez e autonomia para desenvolverem seus trabalhos; e ter em mente que o cliente é o protagonista dos processos de inovação.
Concorrência do e-commerce
Alessandra disse que os novos empreendedores têm que ter em mente que para concorrer com o comércio eletrônico, além dos preços, é preciso saber utilizar a empatia no trato pessoal, ter competência na área e hospitalidade com as pessoas.
Segundo ela, nesse momento em que as transações do e-commerce crescem “você pode se alinhar com a cultura digital e aí tentar criar soluções que contribuam para essa revolução”. Alessandra disse que outra saída é trabalhar com a experiência, observando, sempre as inovações de cada área.
Para ela, o mercado dinâmico e exigente, obriga os empreendedores a buscar mais conhecimento, profissionalismo e transformação de processos internos.
Segunda etapa
No dia 27 de abril ocorrerá a segunda etapa da programação com a realização de Oficina Canvas, com vagas limitadas. Os participantes serão selecionados pelo SEBRAE, de acordo com as informações disponibilizadas no ato de inscrição.
O Quadro Canvas permite que o usuário do sistema tenha uma visão completa do empreendimento, dando-lhe um maior potencial de sucesso.