Em sua segunda edição, o Dia de Campo sobre Apicultura acontece nesta quarta-feira, dia 13, na praça Senador Temistocles em Cruz das Almas. A atividade é promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em parceria com a Prefeitura Municipal, a Embrapa e o projeto Mel Abelhinha.
De acordo com a professora Maria das Graças Vidal, responsável pela Comissão Organizadora, o evento visa disponibilizar conhecimentos, técnicas e manejo de abelhas, além de ressaltar a importância da proteção e exploração das abelhas de maneira racional. “O objetivo dessa atividade de extensão é transferir tecnologia apícola para a comunidade. Aproveitamos o final do semestre para fazer a demonstração do que aprendemos nas aulas de Apicultura”, explicou a docente, durante a abertura da exposição.
Além de informações sobre a biologia das abelhas, nos stands é possível obter orientações técnicas e científicas sobre a instalação e manejo de apiários, espécies da flora apícola, polinização e produtos derivados das abelhas, como mel, própolis, cera, apitoxinas e pólen. Os expositores também destacam as atividades desenvolvidas no Setor de Apicultura da UFRB, a exemplo do SOS Abelha, que oferece o serviço gratuito para captura de enxames em áreas públicas localizadas no Recôncavo.
Para o diretor do CCAAB, Elvis Vieira, o Dia de Campo é mais uma oportunidade para os alunos qualificarem a formação e entrarem em contato direto com o público, dando um retorno sobre os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Eu resido na zona rural e vou levar esse conhecimento para meus vizinhos, amigos e pessoas que me procurarem. E para mim, pessoalmente, é gratificante passar a conhecer um animal, que jamais imaginei que fosse dócil, que podia criar e obter renda de forma direta”, disse o estudante Jair Menezes, do curso de Agroecologia.
Um dos apoiadores do evento, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, parabenizou pela iniciativa. “É muito importante vocês estarem aqui hoje para instruir a população sobre a importância da abelha para a agricultura e meio ambiente. A UFRB está fora de seus muros, como já acontece em alguns projetos que realizamos juntos. Meu trabalho frente à Secretaria vai ser para fortalecer cada vez mais essa parceria”, garantiu.
Confira fotos do II Dia de Campo sobre Apicultura, que segue até o final da tarde desta quarta-feira, 13: