Quatro curtas-metragens de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão entre os 20 selecionados para exibição no I Festival Universitário de Cinema de Brasília – FestUniBrasília. A relação dos filmes selecionados para exibição foi divulgada no dia 20 de agosto no site do evento. As exibições serão feitas em 16 e 17 de setembro.
A comissão organizadora registrou 279 inscrições de filmes universitários produzidos por estudantes de escolas de cinema e audiovisual brasileiras, de diversos estados, finalizados nos anos de 2015, 2016 e 2017. Dos 20 selecionados, cinco são baianos, sendo quatro produzidos por estudantes da UFRB: o documentário “Latossolo”, de Michel Santos, o experimental/videoarte “O arco do medo”, de Juan Rodrigues, e os filmes de ficção “Fervendo”, de Camila Gregório, e “As melhores noites de Veroni”, de Ulisses Arthur.
O FestUniBrasília, fruto da parceria com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), fará parte da programação oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado de 15 a 24 de setembro. Um dos mais tradicionais eventos audiovisuais do país chega a sua 50ª edição e abre espaço para o trabalho de universitários de todo o país.
Três produções serão premiadas como melhores filmes e receberão o Troféu Candango. O júri oficial será composto por três membros com experiência na área do cinema e audiovisual. Os três curtas premiados também serão exibidos na abertura do Congresso do Forcine, dia 20 de setembro, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu.
Mostra Competitiva
A UFRB também marcará presença na Mostra Competitiva do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Na lista de selecionados, há dois filmes dirigidos por estudantes e egressos da universidade que estão na competição: o longa-metragem “Café com Canela”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e o curta “As melhores noites de Veroni”, de Ulisses Arthur.
No dia 12 de setembro, o curso de Cinema e Audiovisual da UFRB promove um debate sobre os filmes selecionados, no Cine Theatro Cachoeirano.
Conceito máximo
O curso de Cinema e Audiovisual é ofertado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. Criada em 2008, a graduação obteve conceito cinco na avaliação de curso, nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação.