O Kit Pedagógico Missão Zika Zero da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) será apresentado na primeira edição da Feira de Soluções para Saúde - Zika, que acontecerá em Salvador entre os dias 8 e 10 de agosto, no Senai Cimatec. O evento, inédito no país, reúne comunidade científica, indústria, setor público e sociedade civil para a apresentação de produtos, serviços e ações voltados para o combate, prevenção e diagnóstico de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt, como Zika, Dengue, Chikungunya e a Síndrome Congênita do Zika (SCZ).
A iniciativa é resultado da parceria entre Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). A Bahia foi escolhida para ser sede do evento no Nordeste por concentrar experiências exitosas sobre o tema, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico da Zika, que são produzidos e distribuídos pelo laboratório público do Estado, a Bahiafarma, para todo o Brasil, garantindo o diagnóstico em até 20 minutos.
O kit Pedagógico foi produzido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (Mec). O material é composto por revista em quadrinhos, atividades lúdicas, cartazes e adesivos. O Kit pode ser acessado no portal do combate ao Aedes da UFRB e está disponível para avaliação no site da Feira de Soluções para Saúde.
Na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão se prevenir com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos “superamigos da natureza”, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Também ensinam como combater os focos e impedir que o mosquito se prolifere. Ao final, os personagens convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquitodestruidora”.
Faça sua avaliação do Kit Pedagógico Missão Zika Zero: