Fechar
Página inicial Notícias Reitor da UFRB debate propostas de cooperação com UNEB e Governo da Bahia
Institucional

Reitor da UFRB debate propostas de cooperação com UNEB e Governo da Bahia

19/01/17 15:49 , 19/01/17 16:10 | 1735
imagem sem descrição.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, recebeu na última terça-feira, 17, uma comitiva de dirigentes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), representada pelo reitor, José Bites, a diretora do Departamento de Educação (DEDC), Rosa Amélia Lorenzo, e o assessor especial, Marcius Gomes. Propostas de articulação entre as duas instituições estiveram na pauta do encontro, que contou ainda com a presença da vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, e pró-reitores.

O reitor da UNEB agradeceu a receptividade e informou que vem dialogando com as instituições de Ensino Superior na Bahia no sentido de potencializar e evitar a sobreposição de algumas ações. Para Bites, qualquer projeto que se pense na região do Recôncavo exige uma articulação consistente com a UFRB. Propostas conjuntas entre o campus XV da UNEB, na cidade de Valença, e os centros de ensino da UFRB nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Santo Amaro foram debatidas no encontro, dentre elas na área de mobilidade discente. “Nesse sentido, já assinamos convênio com quase todas as universidade públicas”, informou Bites.

O reitor da UFRB se colocou disponível para colaborar com as propostas e articular o diálogo com os centros de ensino. “Na Bahia, a gente constroi poucas relações de cooperação entre as universidades. Precisamos intensificar essas relações de colaboração, que já existem em outros Estados”, afirmou Soglia. Para ele, retomar ações em Valença seria uma forma de resgatar um compromisso da instituição com a cidade, uma vez que ela está incluída na proposta original da universidade. “A UFRB tem uma relação histórica com esse município e entende a expectativa de reivindicação por parte dessa comunidade”, disse o reitor.

Soglia ressaltou que, embora na conjuntura atual do país, a dificuldade em articular novas ações seja muito grande, percebe que a cooperação pode ser uma saída estratégica. Para a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, é preciso aproveitar essa iniciativa para atrair o olhar de outros dirigentes. “Isso interessa a Bahia como política de Estado”, afirmou. Durante a reunião, foram aventadas sugestões para as áreas de educação quilombola, educação no campo e educação ambiental, além de ações de extensão e pós-graduação. Uma nova reunião será realizada no mês de março para formalização das propostas.

Articulação para a educação básica - Na tarde do dia 17, o reitor da UFRB recebeu também o subsecretário de Educação do Governo da Bahia, Nildon Pitombo, para debater o novo arranjo de articulação interinstitucional entre Estado, Universidade e Escola Pública. O subsecretário apresentou a proposta de criação dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), instituída pelo Decreto nº 16.718 de 11 de maio de 2016.

O novo modelo de gestão das escolas públicas já está em funcionamento com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde recebeu o nome de colégio universitário, e a meta para 2019 é que 30 CIEs sejam implantados. O reitor da UFRB destacou que a Federal do Recôncavo, desde a sua criação, tem participado dos movimentos de fomento à educação na Bahia e a tendência é de pronta colaboração. “Essa aproximação entre universidade e escola nos encanta muito”, disse Soglia, sugerindo novos encontros para firmar a parceria. 

Na dúvida, fale conosco!